tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Oberdã Catani, grande goleiro do Palmeiras nos anos 40.


Oberdan Catani Foi um dos grandes goleiros do futebol brasileiro. Oberdan nasceu na cidade de Sorocaba no dia 12 de setembro de 1919. Começou jogando no Fortaleza da sua cidade em 1939. Ainda jogou no São Bento em 1940, e depois se transferiu para o Palestra Itália, que mais tarde se transformaria em Palmeiras. No clube de Parque Antártica ficou durante quatorze anos. Entrou para a história do Palmeiras como o melhor goleiro de todos os tempos. Disputou 347 partidas com a camisa alvi verde. Encerrou sua carreira no Juventus da Rua Javarí em São Paulo no ano de 1956. Defendeu a seleção paulista e brasileira. Foi campeão paulista pelo Palmeiras nos anos de 1942. 1944. 1947 e 1950. Também foi campeão a I Copa Rio disputada em 1951. Foi campeão brasileiro em 1941 e 1942 pela seleção paulista.
Com seu jeitão simples e pacato, bem ao estilo do homem do interior, Oberdan se transformava quando entrava em campo. Era um verdadeiro gato debaixo de sua baliza. Viveu o futebol como se vive um grande amor.
Com mãos grandes e firmes, tinha uma ótima colocação, muita elasticidade e com seus um metro e oitenta e cinco fechava o gol deixando pouco espaço para os atacantes.
Estreou na seleção brasileira em 1944 enfrentando os uruguaios em duas partidas em que goleamos por 6x1 e 4x0. Também disputou o campeonato sul-americano de1945 formando em uma seleção de grandes craques como Domingos da Guia, Jair, Danilo, Ademir, Tesourinha, Heleno de Freitas e outros. Jogou nove vezes pela seleção brasileira.
Mesmo depois que deixou o futebol, continua visitando o Parque Antártica como se fosse sua casa. Lá criou raízes e conhece as coisa do Palmeiras como poucos. Viveu as grandes emoções do futebol com a camisa alvi verde.
Fontes: Agências e CRN On line

Nenhum comentário: