tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Flávio Migliaccio




O diretor, ator e roteirista Flávio Migliaccio nasceu em São Paulo, em 15 de outubro 1934. Filho de uma típica família italiana de artistas, teve 16 irmãos, no entanto, só ele e sua irmã Dirce seguiram carreira constante no teatro, cinema e televisão. Desde os nove anos trabalhava para ajudar a família. Foi vendedor de chuchu, engraxate, artesão, pedreiro e metalúrgico.
Aos dezessete anos entrou para o corpo cênico da igreja Matriz do Tucuruvi e depois para o Grupo Paulista do Estudante, que logo se fundiu ao Teatro Arena, onde fez sua primeira peça, no ano de 1955, “Eles Não Usam Black-Tie", de Gianfrancesco Guarnieri. Nos palcos seguiram-se outros sucessos, nos quais Flávio atuou como ator, diretor e escritor.
Ator de teatro, seu fascínio pelo cinema começou numa viagem ao Rio de Janeiro, onde fixou residência. Sua estréia no cinema aconteceu em 1958, no filme “O Grande Momento”. Atuou, dirigiu e escreveu diversos filmes como “Os Mendigos”, “Cinco Vezes Favela”e “Aventuras com Tio Maneco”. Foi com este filme, em 1971, que nasceu o personagem Maneco, um tio aloprado que levava os sobrinhos ao delírio (assim como os pais deles), carregando-os em aventuras mirabolantes. O filme teve grande sucesso de bilheteria e gerou duas continuações: ''O Caçador de Fantasma'' e ''Maneco, o Super Tio''; além da série na TVE, que teve 400 capítulos. Um de seus trabalhos mais recentes no cinema são os filmes “Boleiros 2 - Vencedores e Vencidos” (2006) e “Os Porralokinhas”, de Lui Farias, no qual revive o Tio Maneco.
Em 1972 foi contratado pela TV Globo e fez a novela “Meu Primeiro Amor”, na qual, pela primeira vez, apareceram Shazan (Paulo José) e Xerife(Migliaccio).Com o crescimento dos personagens durante a trama, o autor Walter Negrão criou a série infantil “Shazan,Xerife e Cia.” - que marcou época na TV brasileira. Em 1998, Paulo José e Flávio Migliaccio viveram novamente Shazan e Xerife numa participação na novela “Era Uma Vez”, do mesmo autor. Para Flávio Migliaccio, Xerife foi um dos personagens mais importantes de seus mais de 50 anos de carreira. Fez também as novelas “Rainha da Sucata” (90), “A Próxima Vítima” (95), “Senhora do Destino” e “América”(2005), entre outras. Participou dos humorísticos "Chico Anysio Show" e "Viva o Gordo". Flavio Migliaccio vive em seu sítio, nas vizinhanças de Rio Bonito, cidadezinha a 50 quilômetros do Rio. É bastante avesso aos flashes. O ator é dotado de grande energia para, ao mesmo tempo, produzir um curta, escrever uma peça de teatro e dirigir um grupo de atores amadores. Em 2007, ao completar 55 anos de carreira, o ator estevenos palcos com a peça "Alarme Falso', na Tv com a novela " Sete Pecados", no programa especial de fim de ano da Rede Globo, "Clara e o Chuveiro do Tempo" e nas telas de cinema no filme "Os Porralokinhas".
Fontes: Agências

Nenhum comentário: