tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Dois caças franceses Rafale caem no Mar Mediterrâneo


Dois caças franceses Rafale caíram no Mar Mediterrâneo nesta quinta-feira durante um voo de teste do porta-aviões Charles de Gaulle, segundo comunicado divulgado pela Marinha. Um piloto foi resgatado no mar e outro ainda está desaparecido. O Rafale, produzido pela Dassault Aviation SA, é o avião de combate francês mais moderno e pode ser a escolha brasileira para substituir os caças atualmente em operação no país, considerados obsoletos. Se o acordo for concretizado, será a primeira ordem de exportação dos caças franceses.
O acidente ocorreu a cerca de 30 quilômetros a sudoeste da cidade de Perpignan. O porta-voz da Dassault não comentou o assunto.
- Era uma missão de treinamento, não uma missão operacional.
Um barco de resgate, um helicóptero civil e dois aviões militares participam das buscas ao piloto desaparecido.
No início da semana, a Aeronáutica prorrogou o prazo para entrega das propostas de venda de caças ao governo brasileiro. São três competidores - Boeing (Estados Unidos), Dassault (França) e Saab (Suécia) -, até o dia 2 de outubro. Segundo a Aeronáutica, a ampliação do prazo atende ao pedido feito pela Saab.
A decisão paracia já ter sido tomada, já que durante as comemorações do Dia da Independência , Lula divulgou nota conjunta com o presidente francês , Nicolas Sarkozy, anunciando a abertura de negociações para a compra do Rafale. No entanto, alguns dias depois, disse que a disputa ainda não estava definida .
Fontes: Agências

Nenhum comentário: