tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tsunami causado por terremoto provocou mortes na Oceania, dizem autoridades


O tsunami que se seguiu a um terremoto nesta terça-feira (29) na Oceania provocou mortes em Samoa e no território americano de Samoa Americana, segundo as autoridades. O temor levou moradores das Ilhas Samoa a buscar lugares mais elevados para se proteger. De acordo com o Serviço Nacional de Parques dos EUA, ainda não há informação sobre o número de mortos em Samoa Americana.
Holly Bundock, porta-voz da agência, disse que a informação foi confirmada por Mike Reynolds, superintendente do Parque Nacional de Samoa Americana. Samoa Americana é uma dependência dos Estados Unidos. Segundo Bundock, o centro de visitantes do parque parece ter sido completamente destruído. Em Samoa, país pertencente à Comunidade Britânica, uma porta-voz da polícia também confirmou um número indeterminado de mortes. Segundo ela, a população fugiu para lugares mais altos para tentar se proteger das ondas gigantes. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, dos EUA, confirmou que o terremoto de magnitude 8 que atingiu a região de Samoa, gerou um tsunami potencialmente destrutivo. Segundo o centro, a leitura do nível no mar na região confirma um tremor "destrutivo" para as ilhas próximas ao epicentro do abalo. O Centro de Alerta de Tsumanis do Alasca e da Costa Oeste informou que um tsunami foi observado em Ápia, em Samoa, e em Pago Pago, Samoa Americana. As ondas em Pago Pago chegaram a 1,57 metro acima do nível do mar.
Terremoto
O tremor ocorreu às 6h48 locais (14h48 de Brasília), segundo o Centro de Estudos Geológicos dos EUA. O epicentro localizou-se no mar, a 208 quilômetros de Ápia, capital de Samoa. Inicialmente, a agência havia avaliado a intensidade do abalo em 7,9, mas depois revisou para 8. Alertas de tsunami foram emitidos para Nova Zelândia, Samoa Americana, Havaí, Papua Nova Guiné e outras pequenas ilhas do Pacífico. Em 2004, um tremor no Oceano Índico gerou um forte tsunami que matou dezenas de milhares de pessoas na Ásia.
Fontes: Agências

Nenhum comentário: