tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Gisele Bundchen cobra de Lula maior empenho na proteção da Amazônia


A modelo brasileira Gisele Bundchen cobrou do presidente Lula maior empenho no combate ao desmatamento da floresta amazônica, ao tornar-se ontem em Nova York embaixadora da boa vontade pelo Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente (Unep, na sigla em ingles). A cerimônia, no Washington Square Park, contou com a presença de outro brasileiro, Achim Steiner, diretor-executivo da Unep e com a participação de um grupo de escoteiros do Bronx, uma região pobre da cidade.
_ Desde 2003, quando visitei uma aldeia indígena no Alto Xingu, fiquei alarmada com as denúncias de contaminação da água dos rios por pesticidas, o que leva muitas comunidades indígenas a enfrentar doenças com as quais não sabem lidar. E não sou do tipo que fica parada, assistindo o planeta ser destruído. Aceito com prazer ser embaixadora da ONU para o meio ambiente porque acredito que todos nós temos que fazer a nossa parte. Inclusive o Brasil. O presidente Lula precisa fazer mais para combater o desmatamento da floresta amazônica, precisamos de leis melhores e mais eficazes para impedir a destruição da floresta, que é um patrimônio ecológico de todo o planeta _ disse Gisele, que mantém um blog para defender a Amazônia e dar dicas sobre o cada um pode fazer no cotidiano para combater a poluição e o aquecimento global.
Ela defendeu também a preocupação com o desenvolvimento de projetos ambientalmente sustentáveis, para compatibilizar desenvolvimento e proteção ambiental, assim como a transferência de "tecnologia verde" entre países, com o compromisso de combater o aquecimento global. Gisele participa no Brasil do programa "Y Ikatu Xingu”, que visa a proteger as nascentes do Rio Xingu, no Mato Grosso e tem trabalhado na campanha “Seal the deal”, que promove o acordo sobre o clima que vem ser negociado na ONU, a ser assinado em Copenhagen, na Dinamarca. Grávida de seis meses, a modelo, casada com o jogador de futebol americano Tom Brady, confirmou que o parto está previsto para dezembro nos EUA, mas preferiu não comentar a notícia de que espera um menino, que deve chamar-se Gabriel, como informam revistas americanas. A modelo deve participar, no ano que vem, de um longo calendário de atividades para divulgar questões de meio ambiente para programas da ONU.
Fontes: Agências

Nenhum comentário: