tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Adolescente de 14 anos é morto em show no parque de exposições em Maringá - Pr


Um adolescente de 14 anos foi morto a tiros, na noite de domingo (26), em um show de música sertaneja no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. Outro menor e um jovem de 20 anos também foram atingidos e ficaram feridos. Um rapaz de 17 anos foi apreendido no local acusado de efetuar os disparos. Os tiros, segundo informações da Polícia Militar (PM), foram disparados na arena do parque de exposição por volta das 21 horas. Cerca de 20 mil pessoas acompanhavam o evento. Os disparos causaram tumulto e dezenas de pessoas ficaram feridas na tentativa de deixar o parque de exposições. Um vídeo no YouTube mostra o tumulto na arena depois dos tiros. De acordo com o sargento Argemiro Mendes Ferreira Júnior, da Comunicação Social do 4.º Batalhão de Polícia Militar em Maringá (4º BPM), o adolescente morreu na arena com tiros de revólver calibre .22. “Na hora, o IML (Instituto Médico-Legal) constatou que os corpo do adolescente tinha cinco perfurações”, disse. Um adolescente de 16 anos foi atingido por um tiro de raspão na altura da cintura. O jovem de 20 ano levou um tiro nas costas e foi encaminhado ao Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ele passou por cirurgia. O rapaz de 17 anos aprendido por policiais militares acusado de efetuar os disparos na arena de shows estava com aproximadamente três gramas de cocaína no bolso. Uma rixa entre ele e o adolescente de 14 anos morto teria motivado o homicídio. “O caso pode ter ligação com o tráfico de drogas”, afirma o sargento. Conforme Argemiro Junior, várias hipóteses foram levantadas para explicar o fato de um adolescente estar armado no evento. Ele diz que a única certeza é de que ele não passou com o revólver pela portaria, que tinha detector de metais. “Armas brancas foram apreendidas com a ajuda do detector de metais e um revólver também seria”, diz. Para entrar no evento programado com shows de várias duplas da música sertaneja era preciso levar um quilo de alimento não-perecível. O evento teve início às 15 horas. A PM informou que 50 policiais militares, 80 seguranças contratados pela organização do evento e 15 guardas municipais faziam a segurança no parque de exposições.

TumultoDepois que os tiros foram disparados na arena, milhares de pessoas saíram correndo em direção às saídas do parque de exposições. Dezenas ficaram feridas no corre-corre. Segundo informações do Corpo de Bombeiros (CB), algumas foram pisoteadas, outras desmaiaram e entraram em estado de choque. Por volta de 10 ambulâncias do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram enviadas ao parque de exposições. A PM também ajudou a levar feridos aos hospitais. Conforme o sargento Argemiro Junior, a tragédia poderia ser maior caso a PM não tivesse arrombado os portões do parque de exposições para que milhares de pessoas pudessem sair.
Tiros
Alessandra Moraes, 30 anos, que vendia doces em uma barraca no parque de exposições, conta que depois do primeiro tiro a música parou. Uma dupla sertaneja se apresentava no local. O primeiro disparo contra o adolescente foi à queima-roupa. “Segundos depois ouvi mais três ou quatro tiros e muita gente começou a correr”, disse. A comerciante conta que as luzes foram acesas, uma pessoa no palco pedia calma à multidão, mas novos tiros foram disparados. “Ai a correria começou de novo.” “Muitas pessoas passavam por cima de outras.” Um jovem que foi ao show, que prefere não se identificar, relata que policiais militares que estavam na arena dispararam três tiros para o alto na tentativa de conter o adolescente que estava armado.

Fonte: O diário do Norte do Paraná

Nenhum comentário: