tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

sábado, 12 de março de 2011

Japão registra mais de mil mortos e desaparecidos após terremoto

Aflição dos maringaenses com familiares no Japão

Aflição, medo e apreensão. Esses são os sentimentos que tomaram conta ontem de aproximadamente 5 mil famílias maringaenses que têm parentes no Japão. Um terremoto de magnitude 8,9 atingiu o nordeste do país - foi seguido de uma tsunami com ondas de até 10 metros de altura que invadiram o continente - e pode ter deixado mais de mil mortos. A cidade de Sendai (Província de Miyagi), com 1 milhão de habitantes, foi a mais afetada pelo tremor, sentido em diversos pontos do arquipélago nipônico. A maior parte dos brasileiros trabalhando nas regiões sul e central do Japão, em especial Tóquio, Osaka e AichiAichi, onde o parque industrial é mais desenvolvido. "São poucos os brasileiros que vão trabalhar na região de Miyagi, a mais devastada, pois a vocação da província é voltada para a agricultura e pesca", explica o empresário maringaense Kleber Ariyoshi, executivo de uma empresa que recruta brasileiros para trabalho no arquipélago nipônico.












O terremoto de 8,9 graus seguido de tsunami que atingiu o Japão nesta sexta-feira deixou mais de mil mortos e desaparecidos, segundo o último levantamento da polícia.
No total, 402 corpos já foram encontrados em diferentes localidades do norte e do leste do Japão, incluindo 200 no litoral de Sendai, na prefeitura de Miyagi, atingido por uma tsunami de 10 metros. Além dos 402 mortos, há 673 desaparecidos e 991 feridos, informou a polícia às 06H45 local deste sábado, acrescentando que há dificuldades para se realizar uma avaliação precisa devido ao grande número de áreas atingidas. A imprensa japonesa teme um grande número de mortos na ilha de Honshu, na costa nordeste do país, onde ondas monstruosas destruíram mais de 3.000 casas.
Os temores de que o número de mortos deve subir aumentaram depois que um navio com 100 pessoas a bordo foi arrastado, diversos trens estão desaparecidos, e uma represa rompeu, arrastando mais casas. O ministro da defesa informou que em torno de 1.800 casas em Minamisoma, na prefeitura de Fukushima, estão destruídas, enquanto as autoridades do Sendai revelaram que 1.200 casas foram atingidas pelo tsunami.
Na pequena cidade de Ofunato, mais ao norte, 300 casas foram destruídas ou arrastadas. Mais de 80 incêndios ocorrem nos arredores de Tóquio e nas prefeituras de Iwate, Miyagi, Akita e Fukushima, informou a Kyodo, citando o Departamento de Bombeiros japonês. O terremoto foi o mais forte já registrado no país.
Fontes: Agências

Nenhum comentário: