tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Corpo de José Alencar é cremado em cerimônia reservada em Contagem (MG)


O corpo do ex-vice-presidente José Alencar foi cremado, nesta quinta-feira, no Cemitério Parque Renascer, em Contagem (MG), após velório no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A presidente Dilma e o ex-presidente Lula participaram da cerimônia, aberta ao público, na capital mineira. Os filhos de Alencar devem voltar ao cemitério nos próximos dias, para buscar as cinzas do pai. Os restos mortais do político serão levados para sua cidade natal, o distrito de Itamugi, em Muriaé, na Zona da Mata mineira. De acordo com o irmão de Alencar, Antônio Gomes da Silva, as cinzas serão levadas para a igreja do distrito, onde Alencar foi batizado quando criança.
Cerca de 50 pessoas acompanharam a cerimônia antes da cremação, entre elas o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB). A bandeira do Brasil que estava sobre o caixão foi entregue ao governador que a repassou para a viúva, Mariza Gomes da Silva, e o filho de Alencar, Josué.
O caixão foi levado para a cremação por dois soldados do Exército, dois homens da Força Aérea, dois policiais militares e por dois homens do Corpo de Bombeiros. Houve três salvas de tiros de festim e 21 tiros foram disparados por quatro canhões trazidos de Juiz de Fora, na Zona da Mata. No fim, houve toque de silêncio.
No velório, Dilma e Lula participaram de um momento de oração celebrado pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e depois se reuniram com a família do ex-vice-presidente em uma sala reservada do Palácio.
- Ele foi mais do que um vice, era mais forte do que eu - disse Lula pouco depois de sair de perto do caixão onde Alencar era velado.
O caixão chegou, às 10h35m, ao Palácio da Liberdade, onde foi recepcionado com honras militares pelos Dragões da Inconfidência. De acordo com a Polícia Militar, antes da chegada do corpo, cerca de duas mil pessoas aguardavam na praça da liberdade, em frente ao palácio, a abertura para visitação pública. O mesmo carro dos bombeiros em que foi transportado o corpo de Tancredo Neves levou o corpo de Alencar do aeroporto ao Palácio.
Alencar morreu na tarde de terça-feira de falência múltipla dos órgãos em decorrência do câncer no abdômen. Fontes: Agências

Nenhum comentário: