tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Helicópteros não conseguem resfriar núcleo de reator de Fukushima




Helicópteros das Forças de Autodefesa do Japão não estão conseguindo resfriar as barras de combustível nuclear do reator 3 da usina de Fukushima, informou a empresa operadora, a Tokyo Electric Power (Tepco). Os helicópteros estão utilizando a água do mar em sua operação, mas os níveis de radiação não diminuíram.
A maior preocupação neste momento é o reator 3 da usina nuclear, onde dois helicópteros das Forças de Autodefesa (Exército) lançaram água em quatro ocasiões de manhã (no horário japonês), mas os níveis de radiação seguirem estáveis. Os helicópteros haviam se afastaram do reator 3 por alguns minutos, devido aos níveis de radiação, mas já voltaram a lançar água no reator, segundo informações da rede de televisão NHK. O nível de radiação ao redor da central, onde estão alguns trabalhadores, é de 3 mil milisievert por hora, frente aos 100 milisievert por ano, nível máximo considerado seguro para a saúde humana.
Os helicópteros lançaram água de uma altura de 90 metros, quando o nível de radiação se situava em 4,13 milisievert por hora, segundo explicou o ministro de Defesa japonês, Toshimi Kitazawa. A operação começou por volta das 9h48 hora local (21h48 de Brasília) e instantes depois colunas de fumaça branca começaram a sair da estrutura. A agência Kyodo teme que a fumaça seja vapor de água radioativo procedente da piscina que armazena as varetas, e isso indicaria que o recipiente de segurança que protege o núcleo está danificado. A NHK explicou que os pilotos têm ordens de não ficar parados para evitar serem expostos a grandes quantidades de radiação procedente do complexo. Este plano foi criado na terça-feira pelas autoridades para tentar estabilizar os reatores com problemas, mas acabou sendo descartado por razões de segurança e pelo risco de vazamento. Quase todos os funcionários da usina foram evacuados pelo mesmo motivo. Além disso, um caminhão cisterna equipado com um canhão de água deve perseguir o mesmo objetivo no reator 4 e também tenta estabelecer uma nova ligação elétrica para alimentar os geradores de energia que permitem que a bomba de refrigeração funcione.
Fontes: Agências

Nenhum comentário: