tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

sábado, 18 de outubro de 2008

Palmeiras e São Paulo relembram 'mata-mata' no Palestra neste domingo



O Campeonato Brasileiro com confrontos no estilo 'mata-mata' deixou de existir faz cinco anos. Mas o torcedor que prefere aquele tipo de disputa terá uma tarde para matar saudade neste domingo (19), a partir das 16 horas, no Palestra Itália. Palmeiras e São Paulo enfrentam-se pela quinta vez no ano em clássico que tem o sabor e a importância de uma final.
O vencedor segue firme na luta para manter a hegemonia do Estado - fez os últimos quatro campeões. Ao perdedor, restará a esperança das combinações matemáticas e o prêmio de consolação: lutar por vaga na Libertadores de 2009.
Será o tira-teima do ano. Cada equipe ganhou duas vezes. E o mandante sempre saiu vencedor, o que daria, teoricamente, uma vantagem ao Palmeiras.Jogar no Palestra Itália fez os palmeirenses assumirem o favoritismo durante a semana.
Existem muitas semelhanças entre os times. Ambos começam por dois goleiros de seleção brasileira. Os campeões mundiais Marcos e Rogério Ceni atuam normalmente com três zagueiros, apenas um meia, Diego Souza e Hugo, e têm os melhores treinadores do País, Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho.
Luxemburgo e Muricy passaram a semana fazendo mistério, escondendo treinos e desconversando. Para o técnico são-paulino, um jogo de adversários tão parecidos e com forças equivalentes só pode ser decidido nos detalhes. Por isso, admite ser importante ter momentos reservados. Luxemburgo vai além: "Não podemos dar armas ao rival".
Mas a inspiração e segurança do goleiro Marcos certamente é uma das armas. Após temporadas lutando contra as contusões, o goleiro vive um 2008 perfeito: já ergueu a taça no Paulista e espera acabar com o jejum nacional. Não à toa, é o mais assediado, como se pôde ver nos treinos em Atibaia.A retribuição ao carinho veio em uma disputa de pênaltis com o artilheiro Alex Mineiro. Com braços abertos, Marcos 'fechou' o gol para o goleador. Defendeu cobranças e inibiu o companheiro, que também chutou algumas bolas para fora.
O São Paulo também tem no gol um de seus trunfos. Rogério Ceni, capitão da equipe e referência de liderança para o restante do elenco, terá do outro lado do campo um adversário preferencial. Foi o Palmeiras quem mais sofreu com a vocação de artilheiro do goleiro, já que balançou a rede rival por seis vezes (a primeira em 1999 e a última em 2005).
Aliás, a presença de Rogério Ceni embaixo das traves é a única certeza na escalação de Muricy. O técnico deixou claro que pode preparar uma surpresa para Luxemburgo, assim como fez no primeiro turno. "Tenho dois esquemas táticos bem treinados. Só falta decidir qual vou colocar em campo, e com quais jogadores".
PALMEIRAS X SÃO PAULOCampeonato Brasileiro, Estádio Palestra Itália (São Paulo-SP), às 16hPALMEIRAS - Marcos; Martinez (Evandro ou Maurício), Gustavo e Roque Júnior; Sandro Silva, Pierre (Élder Granja), Léo Lima, Diego Souza e Leandro; Kléber e Alex Mineiro. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
SÃO PAULO - Rogério Ceni; Miranda, Rodrigo e André Dias; Jancarlos (Dagoberto), Zé Luís, Jean, Hernanes e Jorge Wagner; Hugo e Borges. Técnico: Muricy Ramalho.
Árbitro: Salvio Spínola Fagundes Filho (Fifa/SP).
Fontes: O Diário do Norte do Paraná e Agências

Nenhum comentário: