tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

ONU declara que 2009 será o Ano do Gorila


A Convenção de Espécies Migratórias (CMS, sigla em inglês), entidade de preservação animal ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e sediada na Alemanha, informou nesta terça-feira (14) que 2009 será o Ano do Gorila, bicho seriamente ameaçado de extinção.
O motivo, segundo a CMS, que opera com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), é o sério risco da espécie: três das quatro subespécies de gorilas estão ameaçadas de extinção e fazem parte da lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), classificadas como "criticamente em perigo".
Os animais estão especialmente ameaçados por destruição do habitát, doenças, efeitos de conflitos armados na África e doenças como Ebola. Entre as propostas para tentar salvar os gorilas estão o treinamento e financiamento de guardas florestais, apoio à pesquisa científica e novas formas de geração de renda com o ecoturismo. Também fazem parte do programa de proteção a Unesco (entidade da ONU voltada à educação, ciência e cultura) e a Associação Mundial de Zoos e Aquários (Waza, sigla em inglês).

Fontes: Agências

Nenhum comentário: