tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Luta contra aids: obelisco ganha laço vermelho em SP


O Monumento do Soldado Constitucionalista de 32, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, ganhou um laço vermelho, para marcar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A iniciativa, que já ocorre pelo segundo ano consecutivo, é da Secretaria de Estado da Saúde.
Também hoje, a secretaria irá priorizar ações de prevenção. Idosos que passarem pelo Centro de Referência do Idoso da zona leste (praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, número 34, São Miguel Paulista) poderão esclarecer suas dúvidas sobre aids com profissionais do Centro de Referência em DST/aids. A secretaria também disponibilizará os exames de testagem de HIV na hora.
A ação é uma parceria do CRI com o Programa Estadual de DTS/Aids de São Paulo, ambos vinculados à Secretaria de Estado da Saúde. A atividade visa oferecer à população, em especial à mais vulnerável, diagnóstico e tratamento precoce da infecção pelo HIV/aids, o que refletirá em sua qualidade de vida e sobrevida.
Dados recentes mostram que o número de soropositivos cresceu entre pessoas com 50 anos ou mais no Estado de São Paulo. A partir de 1983, o percentual de infectados nesta faixa etária passou de 4% em 1983 para 15% em 2007.
Entre os possíveis fatores que contribuíram para este quadro estão o aumento da expectativa de vida da população, recursos para melhorar o desempenho sexual e a reinserção social e cultural da população da terceira idade.

Fontes: Agências

Nenhum comentário: