tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

sábado, 3 de outubro de 2009

Menina de 14 anos morre baleada durante aula de Física em escola do Paraná



Uma adolescente de 14 anos, Daniele Moreira de Assis, foi baleada e morreu dentro de uma escola de Cascavel, no Oeste do Paraná, na manhã desta sexta-feira. De acordo com informações das polícias Militar (PM) e Civil da cidade, o crime ocorreu por volta das 9h30m no Colégio Estadual Santos Dumont. O tiro teria sido acidental e disparado por um estudante de 16 anos.
O adolescente estava com um revólver calibre 38 e estaria andando armado porque vinha sendo ameaçado, segundo colegas. Ele estaria mostrando a arma a amigos e teria disparado acidentalmente o tiro que atingiu a garota. O adolescente fugiu antes da chegada da polícia, mas se apresentou, obrigado pela família, na tarde desta sexta-feira.
Uma funcionária da escola contou que o aluno havia sido transferido do Colégio Estadual Santa Cruz, em um bairro próximo, para o Santos Dumont há cerca de duas semanas. Ele sentava na última fila da sala de aula, que tinha 30 alunos.
O tiro ocorreu em plena aula de Física. A professora estaria de costas para a turma, que cursa o oitavo ano, passando matéria no quadro negro. O tiro atravessou a cabeça de Daniele e atingiu a lousa.
Na fuga, o adolescente jogou o revólver a cerca de cem metros da escola. De acordo com a PM, a arma tinha seis cartuchos, sendo um deles deflagrado.
O tio do rapaz contou que há algum tempo ele vinha recebendo ameaças de uma gangue da região. No dia 21 de agosto, o irmão mais velho do adolescente, de 19 anos, foi morto com um tiro no peito na tentativa de defender o mais novo. Desde então o rapaz teria começado a andar armado. Ele contou à polícia que conseguiu o revólver com um amigo.
De acordo com o Núcleo Regional de Educação de Cascavel, as aulas foram suspensas no colégio até a segunda-feira para que seja feito um trabalho de acompanhamento dos alunos que presenciaram a tragédia.
A escola tem aproximadamente 680 alunos, dos quais 280 estudam no turno matutino. Daniele estudava na instituição havia quatro anos, desde a quinta série. O corpo da adolescente foi recolhido do local e levado ao Instituto Médico Legal (IML) pouco antes do meio-dia.
Em entrevista ao telejornal Paraná TV, a ouvidora do Núcleo Regional de Educação, Eunice Rodrigues Parada, fez um alerta aos pais de alunos, e procurou isentar a responsabilidade da escola diante do crime.
- Pedimos que os pais acompanhem a vida de seus filhos, verifiquem o que eles têm na bolsa. Isso compete aos pais. A escola não tem nenhum mecanismo para detectar se o aluno porta alguma arma ou não - explicou.
Segundo ela, professores e funcionários da rede estadual estão orientados para que, diante de uma suspeita, solicitem a presença da Patrulha Escolar, da PM. Eunice definiu o caso como uma surpresa.
- Para o núcleo de educação é uma surpresa. Pelo que temos conhecimento, nunca aconteceu um evento desses dentro da escola - afirmou.
Francisco Barroso da Silva, avô de Daniele, estava inconformado com a tragédia. Ele contou que a menina tinha o sonho de ser veterinária.
- Ela era uma menina alegre e gostava muito de animais - disse.
Daniele estudava no colégio havia quatro anos, desde a quinta série. O sepultamento da adolescente deve acontecer neste sábado.
Fontes: Agências

Nenhum comentário: