tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

sábado, 10 de outubro de 2009

Clima é tenso na eleição de município do Piauí; Exército e PF se mobilizam


O clima é tenso no município de Francinopólis em decorrência da eleição que acontece amanhã (11). O Exército e a Polícia Federal se dirigiram para a cidade hoje (10), nos últimos atos de propaganda, para manter a tranquilidade do pleito. Há registros de ocorrências na polícia por ameaças e perseguições. Há indícios de abuso de poder econômico e compra de votos.
A eleição é disputada entre Maria do Espirito Santo Duarte (PP) e Ozael Ferreira (PPS). Na verdade, os comentários de bastidores é que a eleição é uma disputa entre Robert Rios, que apóia Espírito Santo, e Xavier Neto, que apóia Ozael.
Os populares alegam que em algumas situações se sentem coagidos ou constrangidos. Foram informadas algumas práticas irregulares no município. Em decorrência disso, o governador Welling-ton Dias determinou a mudança do delegado na região e um delegado especial está conduzindo o pleito. O major Sá Júnior, da PM-PI, está coordenando os militares no município.
A Polícia Federal e o Exército farão a segurança neste domingo (11). Eles seguiram ontem para Francinopólis, onde pernoitaram e bem cedo seguiram para os locais de votação. O promotor eleitoral é Flávio Teixeira de Abreu Júnior que tem adotado as providências cabíveis para manter a lisura do pleito eleitoral.
Segundo informações, os últimos atos de campanha foram realizados na noite de sábado. O trio elétrico funcionou com gerador. A venda e distribuição de combustível no município foi monitorada.
Houve reclamações de carros rodando sem placas e pessoas armadas transitando pelo município. As denúncias foram registradas na polícia e representantes das duas coligações. Ambos os lados denunciam práticas que infringem a legislação eleitoral. Falavam em compra de votos por R$ 150 com o sinal dos populares manterem as luzes das casas acessas para receber uma visita de um cabo eleitoral.
Fontes: Agências

Nenhum comentário: