tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Aterro de Maringá não receberá entulho em 2009


A partir do dia 1º de janeiro de 2009 as construtoras, empresas de caçamba e carroceiros estarão proibidos de despejar Resíduos de Construção e Demolição (RCD), popularmente chamados de entulho, no aterro controlado de Maringá. A proibição segue resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que exige o depósito apenas de lixo urbano nas áreas de aterro.
Para atender a resolução, explica o secretário do Meio Ambiente e Agricultura, Diniz Afonso, o município negociou com a iniciativa privada o licenciamento de áreas para receber entulhos. A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, está instalando Postos de Entrega Voluntária (PEV) para a coleta de pequenas quantidades, normalmente recolhidas por carroceiros. Inicialmente, adianta Diniz Afonso, serão quatro PEVs.
Os grandes geradores terão de imediato dois locais para o depósito de RCD: a Pedreira Ingá, na estrada São José, nas proximidades do aterro controlado, e a Pedreira Mauá, na estrada Guaiapó. Uma outra pedreira, a Carlos Borges, também está requerendo o licenciamento para receber RCD.
Os pequenos geradores, com volume de até dois metros cúbicos, terão quatro Postos de Entrega Voluntária, implantados pelo município em pontos estratégicos da zona urbana. "São locais de fácil acesso para atender especialmente os carroceiros que recolhem entulho e sem essa estrutura podem despejar em áreas de preservação", explica o secretário.
A intenção da Prefeitura, de acordo com Diniz Afonso, é ampliar o número de PEVs, de forma a atender a demanda em todas as regiões da zona urbana de Maringá. Os postos, explica, terão áreas separadas para receber os RCDs por classificação, facilitando o trabalho de transbordo para as áreas licenciadas, serviços que será realizado pelo município.
Diniz Afonso reforça que o município já vem alertando os geradores de resíduos sobre a proibição, inclusive durante um evento sobre o tema realizado pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá. Junto aos carroceiros a Prefeitura vai comunicar todos os cadastrados na Secretaria de Transportes, sobre os pontos de despejo de entulho.
Os quatro Postos de Entrega Voluntária para uso imediato são no final da avenida Carlos Borges, antiga balança municipal; na rua Jaboticaba, Conjunto Planvile; na avenida José Alves Nendo, ao lado da Delegacia da Polícia Federa; e na rua Pioneiro João Nunes, Jardim Paulista.

Fonte: A Tribuna do Norte do Paraná

Nenhum comentário: