tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Conselho Tutelar pede apuração sobre volta de Nayara a cativeiro


O Conselho Tutelar de Santo André (Grande São Paulo) encaminhará nesta segunda-feira ofício ao Juizado da Infância e da Juventude pedindo esclarecimentos sobre a autorização dada pela PM para o retorno de Nayara, 15, ao apartamento onde Eloá Cristina Pimentel era mantida refém. Para o órgão, a PM desrespeitou direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
"Uma adolescente não pode ser colocada em situação de risco", diz a conselheira tutelar Maria do Socorro da Luz Souza.
A denúncia ao Conselho Tutelar foi feita por Ariel de Castro Alves, do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente). Na última quinta-feira (16), ele esteve em Santo André e disse que as negociação estava sendo "mal conduzida".
A PM nega que tenha dado a autorização e afirma que foi surpreendida quando ela entrou no apartamento. O retorno da jovem ao apartamento foi criticado por especialistas.
Ontem, o pai de Nayara, Luciano Vieira da Silva, afirmou que a filha não tinha autorização para entrar no apartamento. Em entrevista a Fausto Silva, apresentador do "Domingão do Faustão", da Rede Globo, o pai da garota disse que Nayara apenas chegaria perto do local para conversar com Lindemberg Fernandes Alves --ex-namorado de Eloá e que manteve as duas adolescentes em cárcere privado no Jardim Santo André, em Santo André (Grande São Paulo).
"A mãe autorizou ela a ir até o local, não até o apartamento", disse o pai da garota.
Vítima O desfecho do mais longo caso de cárcere privado do Estado terminou na noite da última sexta-feira. Nayara foi ferida por um tiro no rosto e a amiga, baleada na cabeça.
Eloá teve morte cerebral confirmada na noite de sábado, e a família autorizou a doação dos órgãos. O corpo da menina foi levado no início da manhã desta segunda ao IML da cidade.

Fontes: Agências

Nenhum comentário: