tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Veja o treinamento dos policiais do BOPE no Piauí: Veja todas as FOTOS


A imprensa acompanhou o treinamentos dos policiais do Batalhão de Operações Especiais do Piauí (BOPE). Na oportunidade o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) e o Ronda Ostensivas de Naturezas Especiais (RONE) mostraram como é feito alguns de seus treinamentos de seus agentes.


Segundo o Tenente Col. Fábio Abreu, o BOPE foi Criado em 2002 e conta com as três companhias especializadas. O GATE, o RONE e o CANIL, cada uma especializada em uma área de segurança.

Ele disse que o BOPE conta com 303 policiais militares, dos quais, sete estão no CMDO e PCS, outros 18 compõem o GATE, 273 estão à frente do RONE e cinco agentes e cinco cães no CANIL. Com esta estrutura, o Batalhão vem atuando em diversas operações no Estado.

“O BOPE realiza muitas Operações como, Blitz, Desarmamento, Rosa dos Ventos. O Batalhão ainda atua em Operações específicas como no carnaval e Operação Futebol, nos jogos decisivos do campeonato piauiense de futebol”, explica o Tenente Col. Fábio Abreu.

Além de garantir a segurança da população com um trabalho preventivo, tático e estratégico, o BOPE tem outra característica, a integração com as outras polícias e ajuda no treinamento destes profissionais.

Segundo o Tenente Alves, a principal característica do GATE é usar um trabalho de inteligência. Isso permite o resgate de reféns, desbaratamento de quadrilhas, motins, além de ações na selva.

“Além deste trabalho de combate ao crime na cidade, o GATE também auxilia na formação de agentes de outras polícias como a militar”, explica o tenente.

De acordo com o Tenente Aquino, oficial do RONE, esta companhia é o maior destaque do BOPE, pois é quem mais atua na capital piauiense.
“O RONE está na linha de frente e atua no combate a assaltos. É o responsável por cerca de 85% das apreensões de armas em Teresina”, conta o Tenente Aquino.

O Tenente Coronel Fábio Abreu disse que o CANIL ainda não é muito usado, mas tem cinco animais em formação e também agentes, que estão prontos para agirem, caso seja necessário.

Segundo o Tenente Fábio, o BOPE necessita mais de equipamentos, como armas, especificamente rifles especiais, pois hoje a média é de dois policiais para uma arma. Segundo ele, em 2009 esta reivindicação deverá ser atendida.

“Temos bons profissionais, treinados nos melhores centros de São Paulo, mas ainda faltam armas modernas que facilitem nosso trabalho”, diz.

Fontes: C 13 e Agências

2 comentários:

Edilene Amaral disse...

gostarde dizer q este capitão fábio...afff q olhos...será q ele é o anjo dos peixinhos?

Edilene Amaral disse...

o anjo dos peixinhos tem esses olhos...mas se diz ELOMAR...fazer o q?Quem desvendará esse mistério?