tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Protógenes: novo relatório da Satiagraha espelha o 1º


O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz afirmou, em entrevista coletiva na Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp), que o relatório do delegado Ricardo Saadi, que o substituiu no comando da Operação Satiagraha, "espelha" o seu.
"Não só corrobora como ratifica toda a coleta de dados feita anteriormente", disse Protógenes. O delegado foi a São Paulo para um ato de desagravo de lideranças do Psol ao que o partido considera "um processo de difamação contra o delegado".
Em julho, o delegado da PF deixou o inquérito com a alegação oficial de que estaria matriculado em um curso superior de polícia desde março.
Na ocasião, ele argumentou que teria início a fase presencial do curso em Brasília e, por isso, ele teria de se ausentar do posto por 30 dias. Atualmente, Protógenes corre o risco de ser responsabilizado pelo uso ilegal de servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na Satiagraha e pelo vazamento de informações a jornalistas.
De acordo com Protógenes, seu afastamento das funções que exercia no departamento de Inteligência da PF é uma questão de cunho interno que ele não deseja comentar. O delegado disse que o fato não o surpreendeu.
Ao lado de ex-candidato a prefeito de São Paulo Ivan Valente e do deputado Carlos Giannazi, o delegado afirmou que não tem vínculos partidários e que sua atitude é de valorização do dinheiro público. "Honro o salário que me pagam", disse Protógenes.
Ele negou que tenha algum futuro na política. "Eu gosto de investigar. Entrei na PF por um ideal. (...) Nenhum partido político me convidou."
O delegado afirmou que o vazamento da Operação Satiagraha foi um erro. "Houve erro quando vazou a operação e isso está sendo alvo de investigação". Ainda de acordo com o delegado, mesmo com o vazamento, foi possível dar seguimento ao processo e prender os suspeitos.
Ele ainda elogiou o juiz Fausto De Sanctis e disse que o magistrado "vai saber tomar uma decisão isenta no processo que julga o banqueiro Daniel Dantas por crimes financeiros".

Fontes: Agências

Nenhum comentário: