tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Avião içado do fundo do rio Paraná vai ser periciado em Arapongas


O avião monomotor que caiu no Rio Paraná, em Foz do Iguaçu, no domingo (30), foi içado na tarde desta segunda-feira (1º) e vai passar por perícia em Arapongas, no Norte do Estado. Paulo de Oliveira, proprietário do avião monomotor modelo Corisco, da Embraer, contratou uma equipe particular para retirar o avião da água.
A aeronave fez um pouso de emergência na manhã de domingo (30), menos de um minuto depois de ter decolado da estância Hércules, uma pista particular para pousos e decolagens em Foz do Iguaçu. Ainda não se sabe o motivo da queda do avião.
A perícia na aeronave deverá ser feita pela Aeronáutica na oficina Fênix, em Arapongas, para onde o avião será levado. Para transportar a aeronave, foi necessário desmontar algumas partes como as assas, após ter sido içado do fundo do rio com a ajuda de três lanchas pequenas. O trabalho para retirar a aeronave teve início às 12 horas e se estendeu até às 14 horas, quando foi amarrado na margem do rio.
Conforme empresário Paulo de Oliveira, o avião passou por uma revisão na última quarta-feira (26) e não apresentou nenhum problema. Somente a perícia no motor poderá explicar o que aconteceu. Oliveira acredita o acidente foi uma fatalidade.
Vôo baixo
Após a decolagem, o avião não conseguiu altitute. O piloto ficou voando baixo, para evitar torres de alta tensão. após passar em baixo da Ponte de Amizade o piloto resolveu pousar na água, porque não havia outra opção.
Oliveira e o piloto Heitor Martins Júnior estavam com suas esposas quando o avião pousou no rio. Eles voltavam de Foz do Iguaçu para Piraju, interior de São Paulo. Apesar do susto, Oliveira disse que ninguém entrou em pânico porque o piloto é bastante experiente e orientou todos os passageiros. O avião caiu na água com as portas abertas, as pessoas saíram rapidamente e nadaram cerca de 30 metros até a margem brasileira. Em cinco minuos o avião afundou.
A expectativa é que o avião seja levado para Arapongas nesta terça-feira.

Fonte: A Tribuna do Norte do Paraná

Nenhum comentário: