tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Ali Químico recebe terceira sentença de morte no Iraque


O primo e principal aliado de Saddam Hussein recebeu sua terceira sentença de morte em uma corte iraquiana na segunda-feira, desta vez por seu envolvimento no assassinato e expulsão de muçulmanos xiitas em 1999.
Ali Hassan al-Majeed, que ganhou notoriedade por seu papel no uso de gás venenoso para matar milhares de curdos em um vilarejo, foi condenado à morte por "assassinato premeditado como um crime contra a humanidade" e por expulsar civis de suas casas. Suas sentenças anteriores ocorreram por planejar uma campanha de genocídio contra curdos na década de 1980 e pelo assassinato de milhares de xiitas em uma sanção severa após a guerra do Golfo, em 1991.
No caso mais recente, as forças armadas iraquianas foram enviadas a áreas xiitas, sobretudo em Bagdá, para prevenir manifestações depois do assassinato do clérigo xiita Mohammed Mohammed Sadeq al-Sadr. Dos 14 réus, dois outros foram condenados à morte e quatro pegaram pena de prisão perpétua, incluindo Abed Hamid Mahmoud, secretário pessoal de Saddam na época. O tribunal inocentou o ex-vice-primeiro-ministro Tareq Aziz -- que também enfrenta outro julgamento por seu suposto envolvimento na execução de dezenas de comerciantes acusados de desobedecer o controle estatal de preços em 1992.
O Alto Tribunal do Iraque foi formado em 2003, após a invasão liderada pelos EUA, para julgar membros do governo de Saddam Hussein e é o mesmo que condenou o ex-ditador à morte.
Saddam foi executado em dezembro de 2006, após ter sido condenado por crimes contra a humanidade pelo assassinato de 148 homens e jovens xiitas depois de uma tentativa de assassinato, em 1982. Seu irmão e dois outros membros de seu governo também foram executados.

Fontes: Agências

Um comentário:

Fernando Garcia disse...

Quem lancou a bomba atomica, as bombas de napalm, onde se exterminaram milhares de vidas, nao tem a mesma sorte deste?