tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

'Enxurrada' de santinhos renderá multa de R$ 5 mil.



O destino incorreto dos resíduos de materiais de campanha, após as eleições, podem acarretar aos candidatos, partidos e coligações, multa administrativa do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de R$ 5 mil, por infração, além de processo por crime eleitoral.
A advertência, dada pelo pelo chefe regional do IAP, Paulino Mexia, vale também para a “enxurrada” de santinhos na véspera do dia de votação.
Mexia esteve reunido com representantes políticos, no fim da tarde desta quinta-feira, no
Tribunal do Júri, do Fórum de Maringá.
No encontro, mediado pelo
juiz eleitoral Cláudio Camargo dos Santos, foi apresentado um projeto que visa dar uma destinação ecologicamente correta aos materiais utilizados na propaganda eleitoral, como o papel dos santinhos e o plástico dos cartazes.
Proposta que é baseada no programa “Desperdício Zero”, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema).
A idéia é fazer com que os próprios candidatos se responsabilizem pelo destino correto do lixo que produziram durante a campanha.
“Não é justo que o munícipe pague a conta da sujeira feita pelos candidatos”, declarou o coordenador de resíduos da Sema, Laerty Dudas.
“Queremos que os candidatos ‘paguem a conta’, trabalhando para que esse material volte para a cadeia produtiva”, acrescentou.
O reaproveitamento do material será feito por entidades credenciadas pelo IAP. Em Maringá, segundo Mexia, seis
cooperativas estão preparadas para receber os resíduos dos comitês.
“Um cartaz pode virar sacola, aumentando a vida útil desse material. Os próprios santinhos podem virar, mais tarde, um material didático”, disse Dudas.
Na reunião, foi distribuído um livro de 532 páginas, chamado “versão verde”, sobre o reaproveitamento de resíduos. Produzido pelo Governo do Estado e publicado desde janeiro deste ano, o livro foi confeccionado a partir de embalagens de leite longa vida.
Também foram apresentadas, aos representantes dos candidatos , sacolas produzidas com material proveniente de outdoors.
O juiz agradeceu os candidatos que atenderam à convocação, sendo eles: Sílvio Barros (PP), Ênio Verri (PT), Wílson Quinteiro (PSB), João Ivo Caleffi (PMDB), Claudemir Romancini (PSOL) e Rogério Mello (PT do B).
Disse ainda que vai encaminhar a ata da reunião para os prefeituráveis Doutor Batis ta (PMN) e Ana Pagamunici (PSTU), que não enviaram representantes.
Fontes: O Diário do Norte do Paraná

Nenhum comentário: