tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

'O Teste' leva drama do HIV ao Teatro Barracão.


Uma notícia divulgada na semana passada mudou a concepção do espetáculo “O Teste”, que será apresentado nas próximas quatro sextas-feiras no Convite ao Teatro. As sessões serão sempre às 21 horas, no Teatro Barracão. A entrada é franca.
O Ministério da Saúde divulgou que os resultados do exame para detectar se uma pessoa é portadora do HIV serão divulgados em 40 minutos. Antes, a espera pelo resultado levava três semanas de angústia.
E é justamente essa demora de três semanas o gancho de “O Teste”, que a Companhia Teatral Tipos e Caras volta a apresentar em Maringá. A peça mostra um casal que espera, ansioso, pelo resultado de um exame de HIV.
Eles vivem momentos de medo e tensão, em meio a lembranças da época em que se conheceram. Péricles, o marido, teve um caso extra-conjugal com uma mulher que morreu em decorrência da Aids e o exame vai indicar se ele contraiu, ou nâo, o vírus HIV.
Atualização
“Como agora a pessoa faz o teste e no mesmo dia tem o resultado, o que é muito bom, vamos ter que atualizar a peça. Mas para o espetáculo desta sexta-feira vamos manter o texto original e conversar com o público para informar essa novidade”, explica a atriz Majô Baptistone.
“Mas o texto continua atual, pois ainda existe muita gente mal informada sobre as formas de contágio e muito preconceito.”
Além de Majô, a peça traz no elenco Altamir Cardoso, Enderson Christian, Rosália Soares e Jessé Paula de Almeida. A direção é do ator Júlio Pompeo. O texto foi escrito pelo paulista Eliseu Paranhos, no início da década de 90.
A primeira montagem de “O Teste” foi feita em 1994 e trazia Pompeo no elenco. Em 2004, o texto foi premiado pelo Ministério da Saúde e publicado na antologia “Aids e Teatro - 15 dramaturgias de prevenção”.
A remontagem da Cia. Tipos e Caras foi realizada com recursos do edital de 2007 da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
A Cia. Tipos & Caras existe há mais de vinte anos e é o grupo teatral mais antigo em atividade na cidade. Nesse período, encenou espetáculos adultos e infantis, quase sempre com caráter educativo. Entre os trabalhos estão “Acorda Bonifácio” e “A onça e o bode”.

Fonte: O Diário do Norte do Paraná

Nenhum comentário: