tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Guerra das drogas no México deixa 16 mortos em Tijuana


A polícia do México encontrou nesta segunda-feira (29) 16 corpos desovados na cidade fronteiriça de Tijuana, aparentemente vítimas de uma vingança pela prisão do matador de uma gangue local de traficantes de drogas, segundo o gabinete do procurador-geral do país.
Um total de 12 corpos com sacos plásticos na cabeça foi empilhado perto de uma escola do primeiro grau localizada na zona leste da cidade. A escola estava fechada, mas moradores do local subiram no teto de suas casas para ver as vítimas, que haviam sido baleadas na cabeça.
ultima = 0; Saiba mais Ataques com granada matam 8 no Dia da Independência do México Rebelião em presídio no México deixa 23 mortos Motorista de ônibus morre após atropelar elefante em estrada no centro do México
Outros quatro corpos cujos braços e pernas estavam presos com fita isolante foram jogados na frente do gabinete do procurador-geral em Tijuana - algo comum em meio aos assassinatos realizados por traficantes, um problema que assola o México enquanto seus poderosos cartéis lutam contra as forças de segurança e entre si.
Mensagens de aviso deixadas junto dos dois grupos de corpos indicavam que a matança poderia ser uma resposta à prisão, no fim de semana, de um assassino que trabalhava para o cartel Arellano Felix, o maior de Tijuana.
"Não descartamos a hipótese de isso ser uma reação à prisão de um dos membros mais importantes do cartel Arellano Felix", disse um porta-voz do gabinete do procurador-geral do Estado de Baixa Califórnia.
O grupo maior de vítimas, aparentemente mortas nas primeiras horas de segunda-feira, foi jogado em um terreno baldio existente ao lado de um muro no qual há uma pintura com o rosto do governador da Baixa Califórnia, Jose Gadalupe Osuna.
Cidades de fronteira como Tijuana, ao sul de San Diego (EUA), transformaram-se em terrenos de batalha em meio à sangrenta guerra travada no México pelos cartéis de tráfico de drogas e as forças de segurança. O conflito já deixou cerca de 3.000 mortes apenas neste ano.
O presidente mexicano, Felipe Calderón, fez da luta contra os cartéis uma das prioridades de seu governo. Mas a violência no país atinge hoje níveis sem precedentes. Calderón assumiu o governo no final de 2006.
Assassinos dos cartéis de traficantes lançaram seu primeiro ataque contra a população civil neste mês, detonando uma granada no meio de um grupo de pessoas que celebrava o dia nacional do país na cidade natal de Calderón.

Fontes: Agências

Nenhum comentário: