tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

SP fornecerá cão-guia para pessoas com deficiência visual


Os paulistas que apresentam algum tipo de deficiência visual terão a partir do próximo ano a possibilidade de receber um cão-guia fornecido gratuitamente pelo Governo do estado, através da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O lançamento do Programa Cão-Guia e a construção de um Centro de Referência do Cão-Guia, que deverá ficar pronto em um ano, foram anunciados nesta quarta-feira. Segundo o governo do estado, estima-se que no Brasil existam cerca de 16 milhões de pessoas com deficiência visual, dos quais aproximadamente 2,6 milhões em São Paulo.
O Centro será uma parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP). Além da criação e treinamento de cães-guia para pessoas com deficiência visual, o programa definirá os parâmetros em relação ao uso do cão-guia e os métodos de treinamento.
A partir dos dois meses de vida, os filhotes serão entregues a uma família adotiva, selecionada pelo programa, que cuidará do cão durante um ano. As vacinas e alimentação serão fornecidas pelo estado. A família ficará responsável pelo processo de socialização do cão.
A família e o cão receberão treinamento semanal por um membro do Centro. Após um ano com a família, o cão é encaminhado ao Centro de Referência, onde passará por um adestramento intensivo, específico para guia de cegos. Nessa etapa, o animal será avaliado permanentemente por treinadores e por veterinários.
O treinamento terá duração de quatro a seis meses, dependendo da evolução do animal. Após o treinamento, os cães habilitados serão encaminhados às pessoas com deficiência visual, que também serão previamente selecionadas e treinadas no Centro de Referência. Todo o processo será gratuito, para a família e a pessoa cega.
Fontes: Agências

Nenhum comentário: