tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Deputados aprovam o "Dia do Rio Paranapanema"


Deputados presentes à sessão de ontem da Assembléia Legislativa do Paraná aprovaram, em primeira votação, o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, Luiz Eduardo Cheida (PMDB), que institui o "Dia do Rio Paranapanema", a ser comemorado, anualmente, no dia 27 de agosto.
O rio Paranapanema possui 929 quilômetros de extensão e une os estados do Paraná e de São Paulo entre saltos e cachoeiras.
Segundo o deputado Cheida, a comemoração é uma forma de voltar as atenções para os cuidados que o rio necessita. Em São Paulo a proposta foi consolidada com a promulgação da Lei no 10.488, de 29 de dezembro de 1999, que já comemora o dia na mesma data porposta por Cheida. "Já que o rio Paranapanema não divide os dois estados, pelo contrário, os une e é importante a coicidência da data de comemoração também", afirmou Cheida. Ele lembrou que o rio tem uma importância histórica - mantém ruínas arqueológicas bem conservadas, Missões de Jesuítas da Coroa Espanhola, entre outras belezas naturais do patrimônio brasileiro.
"Por outro lado, também sofre consequencias da exploração irregular e do desmatamento. A idéia é unir esforços em torno de um bem comum", finalizou o deputado Cheida.

Fonte: A Tribuna do Norte do Paraná

Nenhum comentário: