tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Fifa apresenta bola oficial da Copa das Confederações de 2009


A adidas e a Fifa apresentaram ontem, quarta-feira, a bola oficial da Copa das Confederações de 2009, que acontece em junho do ano que vem, na África do Sul, já como prévia do Mundial que será disputado no país africano em 2010. Nomeada "KOPANYA", a bola foi desenvolvida especialmente para o torneio e será usada pela primeira vez nesta quarta em Rustenburg, no amistoso internacional entre África do Sul e Camarões, pela Copa Nelson Mandela.
O nome da bola e seu design diferenciado homenageiam o país-sede do campeonato, com elementos tradicionais e modernos, marca registrada do país africano. Durante décadas, a adidas vem associando o nome e o design das bolas dos principais torneios mundiais com características dos países-sede.
A palavra kopanya vem do Sesotho do Sul, língua sul-africana que é falada por quase cinco milhões de pessoas em várias províncias da África do Sul e em Lesotho. A tradução literal de kopanya é "unir" e esse é exatamente o objetivo da Copa das Confederações, que unirá o mundo do futebol pela primeira vez na África do Sul em junho de 2009.

Fontes: Agências

Nenhum comentário: