tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

domingo, 30 de novembro de 2008

Chuva dá trégua em Santa Catarina e buscas por desaparecidos são retomadas


A chuva que atingiu fortemente o Vale do Itajaí, região de Santa Catarina muito prejudicada em razão das enchentes, deu trégua na manhã deste domingo (30), o que possibilitou a retomada das buscas por desaparecidos, de acordo com a Defesa Civil do estado.
No sábado, uma forte chuva atingiu Navegantes e o Morro do Baú, locais que ainda registram deslizamentos no Vale do Itajaí, suspendendo as operações de resgate de corpos, uma vez que os helicópteros da Força Aérea foram proibidos de pousar em área de cerca de 100 quilômetros quadrados.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão neste domingo em Florianópolis é de tempo "parcialmente nublado com névoa úmica e seca no decorrer do dia". Na segunda (1º), no entanto, deve voltar a chover; há possibilidade de fortes pancadas na terça (2).
De acordo com a Defesa Civil, nesta manhã o sol aparece entre nuvens na região litorânea próxima a Florianópolis e no Vale do Itajaí, o que pode favorecer os trabalhos.
Em nota divulgada, o órgão informou ainda que a entrega de doações aos municípios afetados já é realizada por via terrestre, em razão da melhoria das condições das estradas.
A Defesa Civil disse na nota que as principais necessidades dos desabrigados nos locais atingidos pela enchente no estado são colchões, lençóis e travesseiros. Por conta disso, o órgão sugere que as doações sejam realizadas em dinheiro, nas contas bancárias, para que o material seja comprado.
O número de mortes causadas pela chuva já chega a 110, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil no sábado (29). São 78.707 desalojados e desabrigados - 27.410 desabrigados e 51.297 desalojados. Pelo menos 19 permanecem desaparecidas. Ao todo, mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetas pelas chuvas.
Deslizamentos
Uma operação de emergência foi montada para buscar desabrigados que permaneciam no Alto do Baú, uma região que continua isolada e que sofreu com vários novos desmoronamentos na tarde de sexta-feira (28) e na manhã de sábado. Cerca de 60 pessoas conseguiram ser resgatadas. Elas esperavam por socorro urgente, sem comunicação, sem eletricidade e sem água potável. Pode haver mais pessoas em risco na região, à espera e ajuda.

Fontes: Agências

Nenhum comentário: