tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

sábado, 22 de novembro de 2008

Mulheres se unem para prevenir o câncer de mama


Na segunda-feira (24), mulheres de diversas entidades de Maringá se mobilizarão para marcar o Dia de Luta Contra o Câncer de Mama.
Durante todo o dia um grupo de mulheres estará passando informações e realizando o exame de toque, para as pessoas que passarem pela Prefeitura Municipal. Todas as mulheres estão convidadas a aderir esta importante campanha pelo bem de sua própria saúde. Os serviços serão totalmente gratuitos.
"Além do exame de toque, as mulheres que necessitarem de uma ultrassonografia poderá ser submetida ao exame, onde técnicos em exames de mama estarão de plantão no Paço Municipal, das 13h30 às 17 horas desta segunda-feira", destacou a secretária da Mulher, Terezinha Pereira.
Já na terça-feira (25), o plantão de exames prossegue no Paço Municipal, no período da manhã e tarde. A programação da campanha segue até o dia 28 (sexta-feira) e está sendo realizada pela Secretaria da Mulher - SeMulher, Conselho Municipal da Mulher e Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Terezinha ainda destacou que a atual administração preocupada com a saúde da população, convida todas as mulheres para que façam visitas periódicas ao seu médico e não deixem de fazer o auto-exame como forma de prevenção contra a doença, que muitas vezes chega sem dar sinais.
A data é celebrada no dia 27 de novembro por instituição da lei 10.223, de 20 de outubro de 2005, de autoria da deputada estadual Cida Borghetti. O objetivo da campanha é estimular a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama, doença que mais mata mulheres atualmente.
Em todo o Paraná serão realizadas atividades para marcar o Dia como forma de conscientizar a sociedade e alertar para a prevenção. Em Maringá as ações serão desenvolvidas através de panfletagens, distribuição de material informativo, realização de exames em todas as unidades de saúde com os equipamentos de ultrassom itinerante, mobilização do comércio, entre outras atividades.
Além das mulheres, os homens também podem desenvolver câncer de mama, porém é raro, constituindo menos de 1% dos casos. Se diagnosticado em fases iniciais, o câncer de mama tem chance de cura.

Fonte: A Tribuna do Norte do Paraná

Nenhum comentário: