tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Azul mostra 1º avião para estrear em dezembro




A empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras apresentou nesta quarta-feira sua primeira aeronave Embraer 190, que fará vôos nacionais a partir de dezembro, segundo expectativa da empresa. O avião foi batizado de "O Rio de Janeiro continua Azul", em cerimônia no Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica, no centro do Rio de Janeiro.
De acordo com o CEO da companhia, David Neeleman, o segundo avião da companhia deve ficar pronto ainda outubro e mais três em dezembro. "As operações iriam começar em janeiro, mas devemos iniciar mais cedo. Esperamos que em dezembro tudo fique pronto", disse.
A aeronave possui aproximadamente 106 lugares. Inicialmente, a Azul vai operar no aeroporto Santos Dumont, mas o objetivo da empresa é levar os vôos também para o aeroporto internacional Tom Jobim.
Neeleman afirmou que outras quatro aeronaves ficarão prontas até o final de 2008 e a meta é alcançar 16 aviões até o fim de 2009, sendo dez delas modelo Embraer 190 e o restante Embraer 195.
Sobre a crise financeira americana, que tem tumultuado o mercado financeiro nos últimos dias, Neeleman acredita que os planos da empresa não serão afetados. "O que está acontecendo é uma pressão muito grande para nós, mas temos R$ 360 milhões prontos para competir. Nenhuma empresa na história começou com tanto dinheiro como nós. Dos 16 aviões já conseguimos financiar mais da metade", afirmou.
Os planos de rotas da Azul já estão prontos, mas falta a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As principais sedes da aérea serão localizadas em São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa mira um mercado maior. "Acreditamos que vamos ter vôos também para o nordeste e para outras cidades do País. Isso será muito bom para o Brasil", aposta Neeleman.
O diretor de marketing da Azul, Gianfranco Beting, afirmou que espera levar as linhas da companhia para países da América Latina. "Primeiro queremos desenvolver o mercado brasileiro, depois tentaremos no Mercosul", disse Beting, que também garantiu um programa de milhagens implantado no inicio das operações.
Fontes: Agências

Nenhum comentário: