tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Eleições: Exército ocupa Rocinha e Vidigal no Rio





As Forças Armadas iniciaram nesta manhã a terceira etapa da Operação Guanabara, com a ocupação das favelas da Rocinha e do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro. Segundo o chefe do Estado Maior da Brigada de infantaria Pára-quedista do Exército, coronel Luís Eduardo Ramos, 1,2 mil soldados participam do trabalho, sendo 600 em cada favela.
Os militares chegaram às favelas pouco antes das 9h, horário determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) para o início das ocupações. Os soldados, armados de fuzis e alguns com binóculos, realizaram inicialmente o reconhecimento das áreas, enquanto um helicóptero sobrevoava a Rocinha e o Vidigal.
De acordo com o coronel, pelo menos 60 viaturas foram mobilizadas para o transporte das tropas, entre caminhões, urutus, jipes e motocicletas. "Não há risco. Faremos aqui o mesmo trabalho realizado nas duas primeiras etapas", disse Ramos. O objetivo é impedir a presença de traficantes e milicianos no processo eleitoral.
A Operação Guanabara começou na última quinta-feira, com a ocupação de sete favelas: Cidade de Deus, Rio das Pedras e Gardênia Azul, em Jacarepaguá, na zona oeste, assim como Vila do João, Nova Holanda, Vila dos Pinheiros e Conjunto Esperança, no Complexo da Maré, na zona norte. Essas áreas foram patrulhadas durante três dias por 3,5 mil homens do Exército e da Marinha.
No domingo, 2 mil integrantes do Exército ocuparam as favelas da Coréia, Sapo e Taquaral, em Senador Camará, assim como a Vila Aliança, em Bangu, na zona oeste. Eles deixaram os quatro locais ontem.

Fontes: Agências

Nenhum comentário: