tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Um raro filme em cores da época de ouro da seleção







Há muitos anos me intriga o fato de todas as imagens disponíveis da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, a primeira conquistada pelo Brasil, serem todas em preto e branco.
OK, em 1958 as transmissões de TV ainda não tinham cor (aquela Copa foi a segunda a ser exibida para o público europeu na televisão; a primeira foi a de 1954, na Suíça). OK, o filme oficial da Copa foi rodado em preto-e-branco (suponho que os filmes coloridos fossem caríssimos).
Mas em jogos de Copa do Mundo sempre houve torcedores com câmeras. Até mesmo na primeira edição, em 1930, no Uruguai, havia pelo menos dois espectadores com pequenas câmeras, nas arquibancadas do Estádio Centenário de Montevidéu, filmando a partida final entre uruguaios e argentinos. Recuperadas, essas relíquias serviram de base para um pequeno documentário lançado pela Fifa em 2004. Era de esperar que no Mundial da Suécia, em 1958, houvesse inúmeros suecos e estrangeiros assistindo aos jogos com filmadoras Super-8 e películas sensíveis a cor.
Com o advento do YouTube, eu sempre torci para que alguns desses filmes fossem desenterrados. Isso começa a acontecer, aparentemente. O primeiro deles, publicado em 2007, mostra três minutos da semifinal entre Suécia e Alemanha Ocidental. Apesar de mal filmado, tem valor histórico para os fãs de futebol. O dono das imagens diz tê-las encontrado num mercado de pulgas. No mesmo rolo havia cenas domésticas do proprietário original da câmera, em meio às quais aparecia o jogo de Copa do Mundo. Entrei em contato com o autor, mas, para minha decepção, na película não havia nenhuma cena de jogo do Brasil, nem de qualquer outra partida daquele mundial.
Mês passado, achei que tivesse surgido o primeiro tesouro sueco em cores com cenas da seleção brasileira. Trata-se de uma reportagem da televisão sueca, postada no YouTube e apresentada como se fosse da seleção de 1958. Não é: ao que tudo indica são imagens da seleção treinando para um amistoso contra o AIK, de Estocolmo, dias antes da Copa de 1966. Esse amistoso, vencido pelo Brasil por quatro a dois, fez parte da confusa preparação da seleção para o Mundial da Inglaterra, em que seríamos eliminados já na primeira fase. Nas imagens é possível reconhecer, entre outros, Pelé, Gérson, Bellini, Rildo, o goleiro Valdir de Moraes, o que prova que o filme não é de 1958.
Fontes: Agências

Nenhum comentário: