tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

CALAMIDADE: Seca castiga mais de 90 municípios no Estado do Piauí


Grande parte da população do semi-árido do Piauí está passando sede por conta da falta de equipamento nos poços existentes na região. Segundo informações da Fetag-PI (Federação do Trabalhadores em Agricultura do Piauí), mais de 90 municípios já sofrem com a falta de água na região do Semi-Árido. Existem mais de 1.380 poços que não funcionam no Estado, por falta de equipamento, em levantamento feito pela diretoria da federação. O Governo informa que menos da metade destes poços devem ser equipados até o próximo ano.
Será realizada hoje uma reunião com representantes da Defesa Civil do Estado, representantes da Fetag e da Casa do Semi-Árido na Secretaria de Defesa Civil para discutir a situação dos flagelados da seca. A Operação Pipa, do Exército Brasileiro, para assistir as famílias flageladas pela seca, já deveria ter começado, ainda não foi deflagrada porque os comandos esperam a liberação de recursos do Ministério da Integração Nacional.
O secretário estadual de Defesa Civil, Fernando Monteiro, afirmou que no dia 28 será inaugurado o primeiro poço que recebeu equipamento naquela região. O secretário afirmou que até 2009 serão equipados 510 poços, sendo que 100 poços serão equipados através da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos rios São Francisco e Parnaíba). Outros 160 poços serão equipados com recursos provenientes da Fundação Nacional de Saúde. Ainda restam 250 poços que devem ser equipados pelo Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR).
O Governo do Estado já reconheceu o estado de emergência em 58 municípios, mas a Fetag-PI alega que o número de municípios que têm trabalhadores passando necessidade de água e alimentos é bem maior.
A Secretaria de Defesa Civil ainda está fazendo um levantamento para definir para quais municípios serão encaminhadas as cestas de alimentos que estão estocadas na Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Fontes: Agências

Nenhum comentário: