tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

sábado, 6 de setembro de 2008

Suazilândia comemora 40 anos de independência


Durante toda a semana passada, mais de 15 mil pessoas fizeram manifestações em Mbabane, capital e cidade mais populosa do pequeno reino, encravado entre a África do Sul e Moçambique, e que tem uma população de 70 mil habitantes.
Segundo o jornal The Times - único independente do país -, os manifestantes atacaram uma estação de ônibus e de táxis com paus e pedras e assaltaram várias lojas.
Além disso, dois artefatos explosivos foram detonados na quinta-feira passada no centro da cidade, mas só causaram danos materiais.
Quatro décadas após se tornar independente do Reino Unido, do qual era um protetorado desde 1903, a Suazilândia se encontra em uma desfavorável situação econômica, política e social.
Quase 70% da população, que chega a 1,1 milhão de pessoas, vive abaixo da linha de pobreza, 40% está infectada com o HIV - a maior porcentagem do mundo - e a expectativa média de vida é de apenas 32 anos.
Os partidos se tornaram ilegais na Suazilândia em abril de 1973 e, embora Mwasati tenha ordenado a redação de uma nova constituição, que foi aprovada em 2006 e recebeu várias críticas da comunidade internacional, poucas organizações políticas têm a aprovação do Governo.

Fontes: C 13 e Agências

Nenhum comentário: