tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Florida Keys espera em alerta pelo furacão Ike


A região de Florida Keys, no extremo sul da Flórida, espera com alerta de emergência pelo poderoso furacão Ike que hoje castiga Cuba. A evacuação obrigatória dos residentes dessas ilhas terminou nesta segunda-feira e paralisou a atividade de empresas e escolas.
Os turistas começaram a abandonar as pequenas ilhas sábado, enquanto os residentes, a partir de domingo, após a ordem emitida pelo Centro de Operações de Emergência do condado de Monroe.
O governador da Flórida, Charlie Crist, declarou estado de emergência, o que permite a coordenação das operações de evacuação e a ativação de planos com as agências locais, estaduais e federais. "É preciso estar preparado", disse Crist.
As ilhas de Florida Keys, mais ao sul do Estado, sentirão os efeitos dos fortes aguaceiros e os ventos do ciclone, mas não sofrerão diretamente seu impacto, segundo a trajetória prevista pelos especialistas do Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, com sede em Miami.
O presidente George W. Bush declarou no domingo estado de emergência na Flórida e ordenou o início dos preparativos para enfrentar a ameaça de Ike.
Atemorizados, os residentes de Miami começaram na sexta-feira passada a lotar os supermercados na busca de água e comida. Depois, respiraram aliviados ao ser divulgado que o ciclone não passaria diretamente pelo sul da Flórida.
As janelas das casas foram protegidas com painéis de madeira e, diante da previsão de cortes da provisão de eletricidade e água, as pessoas estocaram todo tipo de produtos que deixaram vazias muitas estantes de supermercados.

Fontes: Agências

Nenhum comentário: