tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Rei mais jovem do mundo é coroado no Butão


O jovem Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, 28 anos, foi coroado nesta quinta-feira novo rei butanês, tornando-se o nomarca mais jovem do mundo. A cerimônia solene foi realizada na sala real do Forte de Thimbu.
O pai do novo monarca, Jigme Singye, colocou sobre a cabeça do quinto "dragão" da dinastia Wangchuck a tradicional coroa em forma de corvo após o canto de versículos budistas.
Com o principal líder espiritual do Butão, Je Khenpo, como mestre de cerimônias, Khesar assumiu seu assento no trono e os monges iniciaram suas oferendas em um elaborado ritual budista. O primeiro-ministro, Jigme Thinley, e outras autoridades entregarão ao monarca pequenos objetos representativos da tradição budista, como a roda do "dharma" (lei natural), um elefante, símbolo de força, e um cavalo, sinal de velocidade.
A coroação, transmitida pela emissora de TV estatal butanesa BBS, contou com a presença da presidente indiana, Pratibha Patil, como convidada de honra, e também da presidente do governante Partido do Congresso da Índia, Sonia Gandhi.
Nos próximos dois dias acontecerão festas com danças tradicionais dos diferentes grupos étnicos do país e concursos culturais em um estádio da capital do remoto reino do Himalaia.
As celebrações da coroação de Jigme Khesar Wangchuck vão durar mais de um mês.

Fontes: Agências

Nenhum comentário: