tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Deputado aceita ser chefe de gabinete de Obama


O líder da bancada democrata na Câmara de Representantes, Rahm Emanuel, aceitou ser o chefe de gabinete do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama. A informação foi divulgada pela equipe de transição do novo presidenete.
A chefia de gabinete é um cargo importante na Casa Branca, porque seu titular se torna um dos conselheiros mais próximos do presidente e pode decidir quem tem acesso à presidência, enquanto desenvolve políticas de administração.
O legislador, que tinha dito que faria considerações políticas e familiares antes de tomar uma decisão sobre o convite para o cargo, terá agora que renunciar à sua cadeira na Câmara de Representantes.
Politicamente, ele é considerado uma das estrelas em ascensão dentro do Partido Democrata. Além disso, era, até agora, visto como um possível futuro presidente da câmara baixa.
Emanuel dirigiu a bem-sucedida campanha dos democratas nas eleições de 2006 para a Câmara de Representantes e ficou conhecido por sua liderança de estilo direto.
Assim como Obama, ele é de Chicago. O deputado tem 48 anos e é um grande conhecedor das engrenagens do Congresso americano. Também foi conselheiro do ex-presidente Bill Clinton e um dos negociadores da ajuda de US$ 700 bilhões para Wall Street.
Emanuel é a primeira pessoa nomeada para um cargo dentro da administração de Obama, que tomará posse em 20 de janeiro de 2009. O novo presidente deixou claro que quer montar a equipe o mais rápido possível. A expectativa é que, até antes do fim da semana, outros nomes sejam anunciados.
O primeiro deles pode ser o do futuro secretário do Tesouro, cargo para o qual estão cotados o ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Paul Volcker e o do ex-secretário do Tesouro na era Clinton, Larry Summers.
Com o anúncio quase imediato das nomeações, Obama tenta evitar os erros de Clinton, que escolheu muitos dos principais membros de seu governo a cinco dias de sua posse, motivo pelo qual sua equipe teve pouco tempo para receber todas as informações da administração anterior.
Fontes: Agências

Nenhum comentário: