tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

'Marquinhos Capeta' é morto em confronto com a PM


Condenado a 21 anos de prisão por vários assaltos e fugitivo da Penitenciária Estadual de Maringá, Marcos Antonio Andrade de Carvalho era considerado de alta periculosidade pela polícia

Um dos homens mais procurados pela polícia na região, Marcos Antonio Andrade de Carvalho, conhecido como 'Marquinhos Capeta', foi morto com três tiros na manhã desta sexta-feira (23) em confronto com policiais militares em Moreira Sales (a 183 quilômetros de Maringá). Carvalho era um dos 15 detentos que fugiram da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), de segurança máxima, no dia 24 de março deste ano. Ele cumpria pena de 21 anos de prisão na unidade por vários assaltos. Ele já havia sido condenado pela Justiça de Cianorte por 30 anos de prisão por uma série de roubos e também tinha processos em andamento, em várias cidades do Paraná, por assaltos. Segundo o comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Cianorte, capitão Elias Ariel de Souza, cerca de 25 policiais da P2 – serviço de investigação da PM – e da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) de Maringá, Cianorte e Campo Mourão se deslocaram até uma chácara em Moreira Sales para prender Carvalho. “Na noite anterior (quinta-feira) recebemos uma boa informação de que ele estava escondido nessa propriedade rural. Fomos lá conferir”, afirma o capitão. Pelo envolvimento de Carvalho em dezenas de assaltos, diz Souza, as polícias de Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Campo Mourão e Maringá trocavam, rotineiramente, informações que poderiam levar ao paradeiro do fugitivo. O corpo de Carvalho foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Campo Mourão. Confronto“A troca de tiros foi inevitável”, disse um policial que participou da ação em Moreira Sales. Carvalho estava dormindo em uma barraca de camping, nos fundos de uma casa na chácara, com uma pistola 9 milímetros quando foi surpreendido pela polícia, por volta das 7 horas. Nenhum policial ficou ferido no confronto. De acordo com o capitão da PM de Cianorte, os policiais abriram a barraca e foram surpreendidos com um tiro. O disparo acertou o escuto balístico de um PM. Em seguida, Carvalho conseguiu sair da barraca e correu alguns metros até ser atingido por três tiros no tórax. “Ele foi atendido por socorristas na propriedade, mas não resistiu aos ferimentos”, conta o capitão. Na casa, a polícia prendeu Valteres Alves de Araújo, fugitivo da Cadeia Pública de Cianorte. Ele estava dormindo com um revólver calibre 38 sob o travesseiro. Araújo é acusado de cometer vários roubos na região. A polícia prendeu também na propriedade Paulo Nascimento Briga, arrendatário da chácara. Ele tem passagens pela polícia por roubo e é acusado de dar abrigo aos fugitivos e de porte ilegal de arma – estava com um revólver calibre 32.
Além das armas, os policiais apreenderam um colete à prova de balas da Polícia Civil (PC), um GM Vectra e uma moto roubados.
Carro-forte
Depois que fugiu da PEM, Carvalho foi apontado como um dos integrantes da quadrilha que assaltou o carro-forte em 1º de abril, na rodovia PR-317, entre os municípios de Doutor Camargo e Jussara. O roubo ao carro-forte rendeu mais de R$ 600 mil aos cerca de 10 assaltantes. O delegado Ítalo Sega, da Polícia Civil de Cianorte, indiciou Carvalho por roubo no inquérito policial com base nos depoimentos dos quatro vigilantes que estavam no veículo. Ele reconheceram, por meio de fotos, características físicas do fugitivo.

Fonte: 4a BPM e Agências

Nenhum comentário: