tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Cão salva mulher engasgada com maçã nos EUA


Uma americana afirma que seu cão golden retriever de 2 anos salvou sua vida ao aplicar uma versão canina da manobra de Heimlich, operação para desobstruir vias aéreas superiores. Normalmente uma pessoa usa as mãos para fazer pressão sobre final do diafragma, posicionado nas costas da pessoa engasgada.
"O médico disse que provavelmente eu não estaria aqui se não fosse Tobby", afirmou Debbie Parkhurst, 45 anos, que mora no condado de Calvert com seu marido e dois cães. Ela disse que estava sozinha em casa na tarde de sexta-feira quando decidiu comer uma maçã.Um pedaço da fruta ficou preso na sua traquéia."Estava muito apertado, pois eu não conseguia respirar. Eu tentei inclinar-me sobre uma cadeira para fazer a manobra de Heimlich em mim mesma, mas não funcionou", contou. Ela então começou a bater contra seu peito, em um movimento que deve ter chamado a atenção de Toby. "Toby ficou de pé em suas patas traseiras e colocou as patas dianteiras em meus ombros. Ele me empurrou para o chão e começou a pular sobre meu peito", disse. O cão conseguiu retirar o pedaço de maçã da traquéia da mulher.

Fontes: Agências

Nenhum comentário: