tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Em ano de Copa do Mundo, Olodum canta a África


O famoso grupo de percussão do Pelourinho, em Salvador, se prepara para o 30º Carnaval de sua história. O Olodum vai desfilar no circuito Campo Grande no dia 12 de fevereiro e, no dia 14, no circuito Barra-Ondina. No dia 16 o desfile seguirá até o Centro Histórico da cidade e os percussionistas e integrantes farão uma homenagem à Copa do Mundo da África do Sul, que acontece este ano, e claro, à seleção brasileira. O tema do carnaval este ano no bloco será mostrar a união entre a África do Sul, Índia e Brasil - A Terceira Visão. Cada um dos dias de desfile no Carnaval vai homenagear um desses países.
O trigésimo Carnaval do Oludum marca também o lançamento de um novo CD com canções inéditas, o primeiro desde 2005. "Banda Olodum" tem 9 canções novas e quatro regravações. As canções saem do universo do Pelourinho e ganham ares globalizados. Segundo seus integrantes, é uma tentativa de trazer ao Brasil um pouco da música africana que se faz na atualidade. O caminho inverso também vale: o Olodum quer reafirmar sua internacionalização e retomar sua trajetória no exterior, que ganhou impulso depois que Michael Jackson virou o garoto-propaganda do grupo. As canções podem ser baixadas no site da banda.
Como todos os anos, o Olodum promete agitar Salvador. O último ensaio, realizado na terça-feira, teve a presença da cantora Claudia Leite, que se contagiou com o som que sai dos tambores.
- É uma batida cadenciada, única, contagiante. Uma emoção que toma conta da gente - afirmou a cantora.
O último ensaio também teve uma homenagem a Michael Jackson, morto do ano passado. Imagens do ídolo pop foram projetadas num telão interpretando "They don't care about us", clipe gravado no Pelourinho. Foi essa gravação que levou o som do Olodum ao mundo.
O Bloco Afro Olodum foi criado em 25 de abril de 1979 durante o período carnavalesco como opção de lazer aos moradores do Pelourinho. Foi uma forma de garantir que os moradores brincassem o carnaval em um bloco e de forma organizada. O Olodum é uma Organização não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro.
A atuação do grupo vai além do som tirado dos tambores. O Olodum desenvolve ações de combate à discriminação racial, estimula a auto-estima e o orgulho dos afro-brasileiros e defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas, na Bahia e no Brasil, segundo seus integrantes. Um dos objetivos do bloco é criar oportunidades de geração de renda para os comerciantes da área do Pelourinho.
Fontes: Agências

Nenhum comentário: