tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

História profissional de Vanderlei Cordeiro vai virar filme


"Marathon". Esse é o nome do filme do cineasta Loyzo Smolinsky que vai contar a história do maratonista maringaense Vanderlei Cordeiro de Lima. Antes mesmo da despedida de Vanderlei na São Silvestre, no dia 31, o produtor já tinha concluído o relato sobre a vida do atleta que entrou para a história ao conquistar uma heróica medalha de bronze após ser atacado por um fanático religioso na prova da maratona, em Atenas 2004.
Smolinsky, que nasceu na Eslováquia e mora em Nova York, nos Estados Unidos, assistia ao grande momento da carreira de Vanderlei pela televisão. Depois que viu o brasileiro fazer aviãozinho na chegada mesmo depois de tudo o que aconteceu, diz que se inspirou para escrever um roteiro. Para a história virar filme, faltam recursos. Segundo matéria do site UOL, após o episódio de Atenas, já em 2005, o cineasta chegou a visitar Maringá, onde Vanderlei vive com a família. Através de contatos com o técnico Ricardo D'Angelo, conseguiu um encontro com o ídolo. A partir daí, fez um longo trabalho de pesquisa e começou a escrever o roteiro.
O filme terá uma história focada na vida profissional de Vanderlei, interpretada por um elenco. "Quero usar atores brasileiros, mas que falem inglês. Vanderlei até pode aparecer no filme, dependendo de sua disponibilidade, mas seria apenas uma participação especial", disse o cineasta, em entrevista ao site UOL.O cineasta estima que a obra terá um orçamento maior que US$ 5 milhões, afinal, deverá ter locações em Maringá e Atenas. A sua produtora está correndo atrás de recursos para começar a rodar o filme. Na ficha técnica exibida aos possíveis investidores, cinco países aparecem envolvidos na produção: Estados Unidos, Brasil, Grécia, Holanda e Eslováquia.Fã de Vanderlei, Loyzo Smolinsky tem 34 anos e nunca assinou uma produção no cinema americano, mas em sua terra natal, a Eslováquia, já fez alguns filmes e trabalhava como produtor, roteirista e apresentador de um programa educacional infantil na TV. Há 10 anos mora em Nova York.

Fonte: O Diário do Norte do Paraná

Nenhum comentário: