tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Federação da Escócia exige desculpas de Neymar


A Federação Escocesa de Futebol cobrou nesta quinta-feira um pedido de desculpas do atacante Neymar, que teria sido alvo de uma atitude racista durante o amistoso da seleção brasileira com a Escócia, no domingo, em Londres. Autor dos dois gols da vitória brasileira, Neymar reclamou da atitude de um torcedor que atirou uma banana em campo após seu segundo gol. Ao fim da partida, o jogador brasileiro classificou o ato de racista. "Esse clima do racismo é totalmente triste. A gente sai do nosso País, vem jogar aqui e acontece isso. Prefiro nem tocar no assunto, para não virar uma bola de neve", criticou o atacante na segunda-feira. Inicialmente, a atitude foi atribuída à torcida escocesa presente no Emirates Stadium, local do amistoso. A conotação racista, no entanto, foi desmentida pela diretoria do Arsenal, proprietário do estádio, na terça. Os dirigentes do clube informaram que o responsável pelo ato foi um turista alemão, que não teria tido a intenção de ofender o brasileiro. Por essa razão, e por não ter havido qualquer queixa na polícia, a entidade escocesa exige um pedido formal de desculpas do atleta ou da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). "Estamos consternados com essas alegações [de racismo] que viraram notícia em todo o mundo", afirmou Stewart Regan, chefe-executivo da federação. "Os torcedores escoceses estão muito tristes e incomodados com as infundadas alegações que ameaçam manchar a reputação da torcida, respeitada pelo seu comportamento leal e bem-humorado. Como o assunto foi resolvido, e nenhum escocês foi envolvido, nós achamos que deveríamos defender a nossa torcida", justificou o dirigente. Fontes: Agências

Polícia tenta encontrar garoto desaparecido


Umuarama – Uma equipe da 7ª Subdivisão Policial (7ª SDP) está a procura de respostas para o desaparecimento do estudante Júlio César Welson Filho, 16. O garoto, que sumiu de sua residência no Jardim Tropical em meio à noite de 22 de dezembro, não foi visto mais na cidade. Desde então uma série de informações desencontradas chegaram às mãos da família que busca encontrar o menino, que segundo a mãe não tinha envolvimento com drogas nem com marginais.
Segundo a mãe de Júlio Cezar, Maria Izabel de Oliveira, o adolescente pode ter fugido de casa. “A última vez que vi ele foi no dia 21 de dezembro do ano passado. Depois a gente foi dormir e não vi ele mais. Ele era um menino tranquilo, a única coisa que ele tinha de defeito era não gostar de estuda”, recorda.
Após o desaparecimento do garoto, Izabel procurou a polícia e espalhou cartazes pela cidade buscando encontrar seu filho, que completou 16 anos ontem (30). “Recebi duas ligações anônimas dizendo que ele estaria morto e enterrado no Parque Dom Pedro. Passei pra polícia essas informações e eles estão investigando”, diz.
À frente do caso, o delegado-adjunto Valdir Balan informou que trabalha com a hipótese de que Júlio César esteja vivo. “Primeiro estamos fazendo um trabalho de investigação para saber se ele está vivo, pois, não há motivo aparente para que esse menino esteja morto. Descartada essa possibilidade, faremos uma varredura no local indicado através das ligações anônimas”, informou o delegado.
Fontes: Agências

Corpo de José Alencar é cremado em cerimônia reservada em Contagem (MG)


O corpo do ex-vice-presidente José Alencar foi cremado, nesta quinta-feira, no Cemitério Parque Renascer, em Contagem (MG), após velório no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A presidente Dilma e o ex-presidente Lula participaram da cerimônia, aberta ao público, na capital mineira. Os filhos de Alencar devem voltar ao cemitério nos próximos dias, para buscar as cinzas do pai. Os restos mortais do político serão levados para sua cidade natal, o distrito de Itamugi, em Muriaé, na Zona da Mata mineira. De acordo com o irmão de Alencar, Antônio Gomes da Silva, as cinzas serão levadas para a igreja do distrito, onde Alencar foi batizado quando criança.
Cerca de 50 pessoas acompanharam a cerimônia antes da cremação, entre elas o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB). A bandeira do Brasil que estava sobre o caixão foi entregue ao governador que a repassou para a viúva, Mariza Gomes da Silva, e o filho de Alencar, Josué.
O caixão foi levado para a cremação por dois soldados do Exército, dois homens da Força Aérea, dois policiais militares e por dois homens do Corpo de Bombeiros. Houve três salvas de tiros de festim e 21 tiros foram disparados por quatro canhões trazidos de Juiz de Fora, na Zona da Mata. No fim, houve toque de silêncio.
No velório, Dilma e Lula participaram de um momento de oração celebrado pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e depois se reuniram com a família do ex-vice-presidente em uma sala reservada do Palácio.
- Ele foi mais do que um vice, era mais forte do que eu - disse Lula pouco depois de sair de perto do caixão onde Alencar era velado.
O caixão chegou, às 10h35m, ao Palácio da Liberdade, onde foi recepcionado com honras militares pelos Dragões da Inconfidência. De acordo com a Polícia Militar, antes da chegada do corpo, cerca de duas mil pessoas aguardavam na praça da liberdade, em frente ao palácio, a abertura para visitação pública. O mesmo carro dos bombeiros em que foi transportado o corpo de Tancredo Neves levou o corpo de Alencar do aeroporto ao Palácio.
Alencar morreu na tarde de terça-feira de falência múltipla dos órgãos em decorrência do câncer no abdômen. Fontes: Agências

quarta-feira, 30 de março de 2011

Corpo de José Alencar será cremado em Minas Gerais nesta quinta-feira


O corpo do ex-vice-presidente José Alencar será cremado nesta quinta-feira (31) na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A assessoria de Alencar confirmou que a cremação ocorrerá às 14 horas no Cemitério Renascer, na cidade de Contagem, Grande Belo Horizonte, em cerimônia reservada para familiares e amigos próximos. Inicialmente, a família de Alencar havia reservado um horário no Cemitério Bonfim para que fosse realizado o enterro. Por conta disso, já estava montado no local a estrutura para o sepultamento. Nesta quarta-feira (30), porém, a administração do Cemitério Bonfim foi informada de que o ex-vice-presidente seria cremado. O corpo de Alencar seguirá de Brasília para a capital mineira por volta das 6h30 de quinta-feira. O velório em Belo Horizonte está previsto para começar às 9h, no Palácio da Liberdade, e deve seguir até 13h. O velório do ex-vice-presidente em Brasília começou às 11h20 desta quarta-feira, no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Seis cadetes das Forças Armadas carregaram o caixão para subir a rampa do Palácio. Na chegada, 21 tiros de canhão deram início à homenagem, com honras de chefe de Estado. Por volta das 11h30, foi iniciada uma missa em homenagem a Alencar. O núncio apostólico do Brasil, Dom Lourenzo Baldisseri, disse que o ex-vice-presidente da República foi um hábil e efetivo negociador do qual o Brasil se lembrará com respeito e admiração. Em sermão durante missa de corpo presente do ex-vice-presidente, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, Baldisseri citou os oito anos em que Alencar, junto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estiveram no poder. "O ex-vice-presidente foi uma personalidade equilibrada, serena, de grande visão política, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva", disse Baldisseri. Antes da missa, o presidente em exercício Michel Temer (PMDB), a mulher de Alencar, Marisa Gomes da Silva, e o filho Josué Gomes da Silva foram os primeiros a se aproximar do caixão com o corpo do ex-vice-presidente. Em seguida, outros parentes de Alencar prestaram suas homenagens. Participam da missa também ministros e outras autoridades. Na sequência, o velório foi aberto para visitação do público que permanecerá liberada até as 23h. À noite, haverá outra missa, que poderá contar com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles embarcam de Portugal e a previsão de chegada a Brasília é por volta das 19h. A segurança do Palácio do Planalto informou que cerca de 4 mil pessoas passaram pelo Salão Nobre para prestar as últimas homenagens ao ex-vice-presidente até as 17h45 desta quarta-feira (30).

Organização
Antes do início do velório, os seguranças do Palácio transportaram as diversas coroas de flores enviadas por amigos e admiradores do político, que lutava contra o câncer há quase 14 anos. A área em volta ao Palácio está cercada com grades que orientam a passagem dos que prestarão as últimas homenagens a Alencar. Além disso, 15 banheiros químicos foram colocados no estacionamento. É o primeiro velório no palácio desde a morte do presidente Tancredo Neves, em 1985. A visitação pública começou após o término da missa e estará aberta ao público até as 23 horas. As filas começaram a se formar por volta das 9h. Mais de 300 populares aguardavam para participar da cerimônia. Todos têm de passar por um detector de metais e, em seguida, subir a rampa do palácio.

Traslado
O corpo de Alencar chegou à Base Aérea de Brasília por volta de 10h desta quarta-feira, na aeronave C-105 de transporte de tropas da Força Aérea Brasileira (FAB). Um avião C-99, também da FAB, com 9 familiares do ex-vice-presidente, chegou antes, por volta de 9h30. O caixão com o ex-vice-presidente seguiu em um carro do corpo de bombeiros até o Palácio do Planalto. Assim como em São Paulo, o cortejo percorreu as ruas de Brasília escoltado por batedores do grupo de fuzileiros da Marinha. O cortejo deixou o hospital Sírio-Libanês, por volta das 7 horas. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que faz o traslado do corpo do ex-vice-presidente José Alencar decolou do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, por volta das 7h45. A família do ex-vice-presidente, que seguiu em outra aeronave, desembarcou na Base Aérea de Brasília às 9h20. No total, nove parentes de Alencar chegaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A primeira a desembarcar foi a viúva, Mariza Gomes, seguida pelos filhos, nora e netos. Todos foram recepcionados pelo presidente em exercício, Michel Temer, pelo presidente do Senado, José Sarney, da Câmara, Marco Maia, pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Ayres Brito, e pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Instantes antes da chegada da família de Alencar, Michel Temer, afirmou que procura seguir o exemplo daquele que o sucedeu. "Penso que se eu conseguir, ainda que minimamente, reproduzir alguns gestos cívicos do ex-vice-presidente, eu serei um grande presidente. Perde o Brasil um grande brasileiro e ganha o céu uma grande figura." O presidente do Senado, José Sarney, também manifestou pesar pela morte de Alencar. "Ele teve coragem de concordar e discorda, foi um gladiador pela vida, não só mostrou [isso] durante sua luta contra a doença, mas deu a todos os brasileiros que sofrem o exemplo". A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estavam em Portugal, anteciparam o retorno ao Brasil, mas devem chegar a Brasília somente no final da tarde.

Morte
O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu às 14h41 desta terça-feira (29) de câncer e falência múltipla dos órgãos, aos 79 anos. A informação foi confirmada pelo boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, divulgado às 15h. Alencar lutava contra um câncer na região do abdome e estava internado no Sírio-Libanês desde segunda-feira (28), com um quadro de suboclusão intestinal. Desde 1997, ele lutava contra o câncer. Nos últimos 13 anos, Alencar foi internado diversas vezes, passou por um tratamento experimental nos Estados Unidos e se submeteu a dezesseis cirurgias. Em Portugal, a presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial de sete dias e confirmou que José Alencar será velado no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

Dilma e Lula se emocionam ao falar da morte
Em Coimbra, muito emocionados e com lágrimas descendo dos olhos, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silma lamentaram profundamente a morte de Alencar. Dilma concedeu entrevista e se desculpou pela declaração que tinha feito momentos antes à imprensa. Ela havia dito que estava acompanhando a situação do ex-vice-presidente com muita preocupação, mas ressalvando que ele "sempre surpreendia", demonstrando esperança. A presidente esclareceu que, quando fez esse comentário, não sabia que o falecimento já tinha ocorrido. "Não sabíamos que o nosso querido José Alencar já tinha morrido. Nós estamos em um momento de muito sentimento. Eu tenho uma grande honra de ter convivido com ele. Foi presidente da República por mais de oito meses. Estou oferecendo o Palácio do Planalto à família para que o corpo dele seja velado na condição de chefe de Estado", disse a presidente da República. O ex-presidente Lula, ao lado de Dilma, estava ainda mais emocionado e chegou a chorar fortemente. Lula fez muitos elogios a Alencar e lembrou de quando o conheceu e o escolheu para ser o seu candidato à vice-presidência. Recordou que havia perdido muitas eleições e que sempre tinha a mesma quantidade de votos, em torno de 30%. "Eu precisava do restante e o restante era o Zé Alencar. Quando o conheci, eu disse: encontrei o meu vice", declarou.
Lula salientou a lealdade, a dedicação e a capacidade de trabalho de Alencar, acrescentando que "nunca teve uma vírgula de divergência com ele". O ex-presidente foi mais além nos elogios. "Não existe um vice como o meu. Nós tínhamos um relação de irmãos, de pai e filho", afirmou. "É fácil elogiar quem morre porque todo mundo que morre vira uma pessoa boa. Mas ele é especial", completou. O ex-presidente contou que estava visitando semanalmente Alencar. Relembrou que na última campanha presidencial, apesar da sua dificuldade, por causa da doença e até uma certa fraqueza Alencar fez questão de subir em um carro e acompanhar Dilma em Belo Horizonte por quatro horas. "Eu tenho de fazer isso para ajudá-la a ganhar", foi a frase de Alencar, relembrada por Lula. Para Lula "foi um descanso" para Alencar, que "estava sofrendo muito há seis meses". Lula completou dizendo que alguns meses atrás Alencar pediu sua opinião se deveria parar de tomar os medicamentos, pois eram muito agressivos. Lula disse que era a favor de que ele parasse e que vivesse de forma "mais intensa, mais prazerosa" o resto de sua vida. "Vou dedicar o prêmio, amanhã, a ele", afirmou Lula.

Perfil
José Alencar Gomes da Silva nasceu em 17 de outubro de 1931, na localidade de Itamuri, município de Muriaé, na Zona da Mata mineira. Foi o décimo primeiro dos quinze filhos de Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva. Aos sete anos, Alencar já trabalhava na loja do pai e aos 14 anos deixou a casa da família para trabalhar de balconista numa loja de armarinhos da cidade de Muriaé. Aos dezoito anos, iniciou seu próprio negócio. Para isto contou com a ajuda do irmão Geraldo Gomes da Silva, que lhe emprestou quinze mil cruzeiros. Na loja “A Queimadeira” vendia tecidos, calçados, chapéus, guarda-chuvas, sombrinhas e produtos de armarinho. Em 1967, em parceria com o empresário e político Luiz de Paula Ferreira fundou a Companhia de Tecidos Norte de Minas – Coteminas. A Coteminas, um dos maiores grupos industriais têxteis do país, tem mais de 16 mil funcionários e fábricas em seis estados e uma na Argentina. Em 1989 e 1995, foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e também vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). José Alencar Gomes da Silva era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e tinha três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.

Vida pública
Ingressou na carreira política em 1994. Foi candidato ao governo de Minas Gerais pelo PMDB, mas não chegou ao segundo turno. Em 1998, foi eleito senador por Minas Gerais, com praticamente 3 milhões de votos, a segunda maior votação do país. Em 2002, já no PL, foi eleito vice-presidente da República na chapa de Lula. No começo, Alencar gerou polêmica, tendo sido uma voz discordante dentro do governo contra a política econômica defendida pelo ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci.

Vice-presidente
Já a partir de 2004, passou a acumular a vice-presidência com o cargo de ministro da Defesa. Por diversas oportunidades, demonstrou-se reticente quanto à sua permanência em um cargo tão, mas a pedido do presidente Lula, exerceu a função até março de 2006. Renunciou para poder disputar as eleições. Foi reeleito vice-presidente, desta vez pelo PRB, para o mandato 2007/2010.

Saúde
O estado de saúde do vice-presidente sempre foi motivo de preocupação. Em 1997, durante um check-up, Alencar descobriu tumores malignos, um no rim direito e outro no estômago. Desde então, se submeteu a várias cirurgias. Na primeira intervenção, o político perdeu dois terços do estômago e o rim direito. Dois tumores foram retirados. Três anos depois, em 2000, Alencar descobriu um novo câncer, desta vez na próstata. Ele foi operado e o órgão removido. Em 2004, um cálculo obstruiu a vesícula do vice-presidente, fato que também resultou na remoção do órgão. No ano seguinte, Alencar passou por uma angioplastia para desobstruir as artérias coronárias. Em 2006, o político foi internado duas vezes, para a retirada de um tumor maligno e de um nódulo no retroperitônio, na região do abdome. Um novo tumor na mesma região foi descoberto, em 2007. José Alencar teve de ser operado outra vez. No segundo semestre de 2008, passa por nova intervenção cirúrgica na região do abdome. Três tumores malignos foram extirpados. O vice-presidente estava sendo tratado com um medicamento espanhol durante as sessões de quimioterapia. Em janeiro de 2009, com a droga estrangeira não surtindo o efeito esperado, o político passou por uma complexa operação de mais de 17 horas de duração. Um tumor principal e outros oito menores foram retirados. Partes dos intestinos delgado e grosso, além de dois terços do ureter, canal responsável pelo transporte da urina entre o rim e a bexiga, precisaram ser removidas. O ureter foi substituído por uma parte do intestino delgado. Em maio do mesmo ano, foram descobertos 18 novos tumores malignos na região do abdome. O vice-presidente decidiu viajar para os Estados Unidos para fazer um tratamento experimental. A nova droga ataca as células que provocam o tumor, e o impedem de agir. Em julho de 2009, Alencar passou por outras duas intervenções. A primeira, no dia 9, para desobstruir uma das alças do intestino delgado e a segunda, no dia 24, para tratar a obstrução do intestino grosso em razão de tumores, alguns removidos na cirurgia. No começo de 2010, Alencar foi submetido a exames apontam anemia e um quadro congestivo pulmonar. O problema seria decorrente da quimioterapia. Em julho, os médicos identificaram uma isquemia cardíaca (deficiência na irrigação sanguínea do coração) e o vice passa por um cateterismo. Alencar voltou ao hospital com quadro infeccioso em setembro. No mesmo mês, ele foi internado mais uma vez, agora para tratar um edema no pulmão. No final de outubro, foi internado para tratar uma obstrução intestinal. Ele não pode votar no segundo turno das eleições e recebeu a visita do presidente Lula e de Dilma Rousseff no hospital. No dia 23 de novembro, ele sofreu um infarto no miocárdio e passou por mais uma cirurgia para desobstruir o intestino e fez a retirada de parte do tumor do abdome. O vice-presidente passou alguns dias internado na UTI Cardiológica e realizou algumas sessões de hemodiálise, após a equipe médica detectar piora da função renal. Em 17 de dezembro, Alencar recebeu alta do hospital. Cinco dias depois deu entrada novamente no Hospital Sírio-Libanês com uma hemorragia intensa abdominal. O vice passou por uma cirurgia de emergência, e a equipe médica não conseguiu controlar a hemorragia, pois os tecidos no local estavam fibrosados (colados) e decidiram, assim, encerrar a operação. Alencar chegou a perder quase dois litros de sangue, passou por uma cirurgia, e recebeu antibióticos, plasma, plaquetas e transfusões de sangue. O sangramento foi controlado com medicamentos horas depois. No dia 23 de dezembro, o vice-presidente recebeu visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e da presidente eleita Dilma Rousseff, e chegou a manifestar o desejo de participar da cerimônia de posse de Dilma, no dia 1º de janeiro. "Espero estar lá e que os médicos me liberem para tomar um golinho", segundo relato da Assessoria de Imprensa do Planalto. Entretanto, na véspera de Natal, Alencar teve nova piora do quadro clínico. Uma nova hemorragia no abdome foi diagnosticada pelos médicos. Novas sessões de transfusões de sangue foram realizadas e tratamento de hemodiálise. O sangramento era considerado em "moderada quantidade". O quadro impediu Alencar de participar da cerimônia de posse de Dilma Rousseff e do novo vice, Michel Temer. No discurso de posse, Dilma fez uma homenagem a Alencar. “Que exemplo de coragem e amor à vida nos deu esse homem”, foram as palavras da presidente eleita. Um dia depois, o vice-presidente Michel Temer visitou Alencar no Hospital em São Paulo. No dia 3, o ex-vice-presidente reiniciou o tratamento com quimioterapia. Já no papel de ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva visitou José Alencar em São Paulo no dia 18 de janeiro, após voltar de férias. Na oportunidade, ele realizava quimioterapia por via oral. Na visita de Lula, Alencar estava se alimentando normalmente e respirava sem a ajuda de aparelhos.

Homenagem
Em cerimônia que reuniu partidos adversários, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), entregou no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade, a Medalha 25 de Janeiro ao ex-vice-presidente José Alencar. O evento foi o primeiro encontro público da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a posse. Debilitado Alencar chegou de cadeira de rodas acompanhado por uma equipe de médicos. O ex-vice-presidente, emocionado, admitiu que chorou ao saber que Dilma e Lula estariam juntos na homenagem. "Eles vieram e eu achava que não poderia deixar de vir", disse Alencar. Diante de parentes e políticos de diversos partidos, o ex-vice-presidente discursou por 9 minutos e 40 segundos lembrando os 90 dias de internação. Alencar ainda destacou que durante o tratamento contra o câncer, teve enfarte, edema pulmonar e até hemorragias. Ele também agradeceu o carinho de Kassab e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). "Para mim, (a homenagem) é uma honra muito grande", afirmou. Alencar só foi liberado para permanecer em casa no dia 26 de janeiro, após mais de um mês internado. Em fevereiro, no dia 9, Alencar voltou a ser internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, devido a um quadro de peritonite, infecção na membrana que protege a cavidade abdominal. No dia 15 de fevereiro, Lula voltou a visitar Alencar. "Você olhando para o José Alencar ele está ótimo. Está maravilhoso, mas quem pode falar [sobre a saúde dele] são os médicos", declarou o ex-presidente na oportunidade. Com um quadro de saúde estável, ele permaneceu internado e no dia 3 de março recebeu nova visita de Lula. Alencar só recebeu alta no dia 15 de março. Na oportunidade, o médico do ex-vice-presidente disse que Alencar teria que realizar hemodiálise três vezes por semana. No dia 28 de março, o ex-vice-presidente voltou a apresentar quadro de perfuração abdominal e de peritonite, uma infecção na membrana que protege a cavidade abdominal. Ele precisou ser internado no Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Alencar morreu às 14h41 do dia 29 de março de câncer e falência múltipla dos órgãos.
Fontes: Agências

terça-feira, 29 de março de 2011

Um exemplo de vida a todos, "José Alencar: Amor à vida", vale a pena ser lido




Um homem brilhante, símbolo de luta, força e vontade de viver. Sem dúvida José Alencar é um grande exemplo de vida para todos os brasileiros. Com sua morte nesta terça-feira, dia 29 de março, por falência múltipla de órgãos, aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, O Estado lembrou do livro "José Alencar: Amor à vida", escrito pela jornalista Eliane Cantanhêde e que vale a pena ser lido. José Alencar Gomes da Silva comporta várias biografias numa só: self made man, autodidata, homem que apoiou o golpe militar e aderiu às “Diretas Já”, representante patronal que desafiou seus pares e integrou a chapa do líder dos trabalhadores, empresário milionário que subverteu a luta de classes e se tornou vice do torneiro mecânico eleito presidente da República. E, enfim, ícone da luta contra o câncer.
Típico patriarca, Alencar foi o menino pobre que estudou até a primeira série do antigo ginasial, saiu de casa aos 14 anos, abriu sua primeira loja aos 18, venceu, cresceu e construiu um império. Não satisfeito, exerceu forte militância empresarial e evoluiu para a política partidária. Apaixonou-se pelos palanques. Sonhou um dia ser presidente da República e revolucionar o Brasil.
Em toda essa trajetória de sucesso, jamais abandonou as origens e a fé num país mais desenvolvido e mais justo, nem se afastou dos pais, dos irmãos e dos sobrinhos, tornando-se o eixo em torno do qual girou uma numerosa família para quem ele é simplesmente “Zezé”.
Casado com Mariza, pai de Maria da Graça, Patrícia e Josué - o herdeiro no controle dos negócios -, Alencar deixa cinco netos e duas bisnetas.
Serviço:
"José Alencar: Amor à vida - A saga de um brasileiro".
Autor: Eliane Cantanhêde.
Editora: Primeira Pessoa.
256 páginas.
Ano de edição: 2010.
Preço: R$ 39,90.
Fontes: Agências

Lula se emociona e chora ao falar da morte de José Alencar





O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi às lágrimas nesta terça-feira (29), em Coimbra, ao falar sobre a morte do ex-vice-presidente José Alencar. "Conheço poucos seres humanos que tenham a alma de José Alencar, a bondade dele”, disse. “O Brasil perde um homem de dimensão excepcional”. José Alencar, 79 anos, morreu às 14h41 desta terça (29), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, segundo informou o hospital. Lula e Dilma disseram ter recebido a notícia juntos, por telefone, pelo médico Raul Cutait. Lula e Dilma regressam ao Brasil nesta quarta-feira (30), após cerimônia na Universidade de Coimbra de entrega do título "doutor honoris causa" ao ex-presidente Lula. Lula e Dilma devem chegar a Brasília por volta das 20h desta quarta, segundo a assessoria do Palácio do Planalto. As reuniões de Dilma Rousseff com o presidente de Portugal, Cavaco Silva, e com o primeiro-ministro português, José Sócrates, foram canceladas. O ex-presidente afirmou que vai dedicar o título de "doutor honoris causa" pela Universidade de Coimbra a José Alencar.
Medicamentos
Lula disse que foi questionado pela equipe médica e pela família sobre a possibilidade de Alencar parar de tomar os medicamentos de combate ao câncer. "Eu era favorável que ele parasse de tomar remédio, queria que ele vivesse da forma mais prazerosa possível”, disse Lula. Lula disse que conversou com Alencar antes de viajar para Portugal. "Falei com ele praticamente toda a semana. Ele era um otimista. Antes de vir para cá, eu liguei para ele", afirmou. "Ele [Alencar] sabia que do ponto de vista clínico não tinha muita expectativa, mas ele tinha esperança", concluiu.
Fontes: Agências

Twitter da Secretaria de Cultura de SP comete gafe com morte de Alencar

Menos de uma hora depois da morte do ex-vice-presidente José Alencar, o Twitter da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo protagonizou uma gafe que foi amplamente repercutida no microblog. Por engano no manuseio entre a página institucional e sua página pessoal, um funcionário da equipe de comunicação publicou, por volta das 15h30, o seguinte comentário: "PQ foi o José Alencar e não o #Sarney?".
Rapidamente, o comentário foi apagado do perfil @CulturaSP, e em seu lugar entrou um esclarecimento: "Mensagem postada indevidamente no nosso perfil não reflete a posição oficial da Secretaria. Lamentamos o ocorrido". Porém, a gafe já havia sido amplamente reproduzida e comentada entre internautas. De acordo com a assessoria de imprensa, o erro estava sendo hiperdimensionado.
Alguns criticaram a piada, outros avalizaram, e um terceiro grupo fez referência ao coitado do "estagiário" _referência a outro episódio de "gafe institucional" que também afetou o presidente do Senado, José Sarney. No mês passado, uma funcionária terceirizada, que acabou sendo substituída, utilizou o Twitter do Supremo Tribunal Federal (STF), por engano, para sugerir a aposentadoria do político: "Ouvi por aí: 'agora que o Ronaldo se aposentou, quando será que o Sarney vai resolver pendurar as chuteiras?'". A publicação também foi apagada e o tribunal pediu desculpas. Fontes: Agências

Morre aos 79 anos o ex-vice-presidente José Alencar


O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu às 14h41 desta terça-feira (29) de câncer e falência múltipla dos órgãos, aos 79 anos. A informação foi confirmada pelo boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, divulgado às 15h. Alencar lutava contra um câncer na região do abdome e estava internado no Sírio-Libanês desde segunda-feira (28), com um quadro de suboclusão intestinal. Desde 1997, ele lutava contra o câncer. Nos últimos 14 anos, Alencar foi internado diversas vezes, passou por um tratamento experimental nos Estados Unidos e se submeteu a dezesseis cirurgias. Em Portugal, a presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial de sete dias e confirmou que José Alencar será velado no Palácio do Planalto.
Perfil
José Alencar Gomes da Silva nasceu em 17 de outubro de 1931, na localidade de Itamuri, município de Muriaé, na Zona da Mata mineira. Foi o décimo primeiro dos quinze filhos de Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva. Aos sete anos, Alencar já trabalhava na loja do pai e aos 14 anos deixou a casa da família para trabalhar de balconista numa loja de armarinhos da cidade de Muriaé. Aos dezoito anos, iniciou seu próprio negócio. Para isto contou com a ajuda do irmão Geraldo Gomes da Silva, que lhe emprestou quinze mil cruzeiros. Na loja “A Queimadeira” vendia tecidos, calçados, chapéus, guarda-chuvas, sombrinhas e produtos de armarinho. Em 1967, em parceria com o empresário e político Luiz de Paula Ferreira fundou a Companhia de Tecidos Norte de Minas – Coteminas. A Coteminas, um dos maiores grupos industriais têxteis do país, tem mais de 16 mil funcionários e fábricas em seis estados e uma na Argentina. Em 1989 e 1995, foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e também vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). José Alencar Gomes da Silva era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e tinha três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.
Vida pública
Ingressou na carreira política em 1994. Foi candidato ao governo de Minas Gerais pelo PMDB, mas não chegou ao segundo turno. Em 1998, foi eleito senador por Minas Gerais, com praticamente 3 milhões de votos, a segunda maior votação do país. Em 2002, já no PL, foi eleito vice-presidente da República na chapa de Lula. No começo, Alencar gerou polêmica, tendo sido uma voz discordante dentro do governo contra a política econômica defendida pelo ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci.
Vice-presidente
Já a partir de 2004, passou a acumular a vice-presidência com o cargo de ministro da Defesa. Por diversas oportunidades, demonstrou-se reticente quanto à sua permanência em um cargo tão, mas a pedido do presidente Lula, exerceu a função até março de 2006. Renunciou para poder disputar as eleições. Foi reeleito vice-presidente, desta vez pelo PRB, para o mandato 2007/2010.
Saúde
Confira o slideshow com a trajetória de José Alencar
O estado de saúde do vice-presidente sempre foi motivo de preocupação. Em 1997, durante um check-up, Alencar descobriu tumores malignos, um no rim direito e outro no estômago. Desde então, se submeteu a várias cirurgias. Na primeira intervenção, o político perdeu dois terços do estômago e o rim direito. Dois tumores foram retirados. Três anos depois, em 2000, Alencar descobriu um novo câncer, desta vez na próstata. Ele foi operado e o órgão removido. Em 2004, um cálculo obstruiu a vesícula do vice-presidente, fato que também resultou na remoção do órgão. No ano seguinte, Alencar passou por uma angioplastia para desobstruir as artérias coronárias. Em 2006, o político foi internado duas vezes, para a retirada de um tumor maligno e de um nódulo no retroperitônio, na região do abdome. Um novo tumor na mesma região foi descoberto, em 2007. José Alencar teve de ser operado outra vez. No segundo semestre de 2008, passa por nova intervenção cirúrgica na região do abdome. Três tumores malignos foram extirpados. O vice-presidente estava sendo tratado com um medicamento espanhol durante as sessões de quimioterapia. Em janeiro de 2009, com a droga estrangeira não surtindo o efeito esperado, o político passou por uma complexa operação de mais de 17 horas de duração. Um tumor principal e outros oito menores foram retirados. Partes dos intestinos delgado e grosso, além de dois terços do ureter, canal responsável pelo transporte da urina entre o rim e a bexiga, precisaram ser removidas. O ureter foi substituído por uma parte do intestino delgado. Em maio do mesmo ano, foram descobertos 18 novos tumores malignos na região do abdome. O vice-presidente decide viajar para os Estados Unidos para fazer um tratamento experimental. A nova droga ataca as células que provocam o tumor, e o impedem de agir. Em julho de 2009, Alencar passa por outras duas intervenções. A primeira, no dia 9, para desobstruir uma das alças do intestino delgado e a segunda, no dia 24, para tratar a obstrução do intestino grosso em razão de tumores, alguns removidos na cirurgia. No começo de 2010, Alencar é submetido a exames apontam anemia e um quadro congestivo pulmonar. O problema seria decorrente da quimioterapia. Em julho, os médicos identificaram uma isquemia cardíaca (deficiência na irrigação sanguínea do coração) e o vice passa por um cateterismo. Alencar volta ao hospital com quadro infeccioso em setembro. No mesmo mês, ele é internado mais uma vez, agora para tratar um edema no pulmão. No final de outubro, foi internado para tratar uma obstrução intestinal. Ele não pode votar no segundo turno das eleições e recebeu a visita do presidente Lula e de Dilma Rousseff no hospital. Em novembro sofreu um infarto no miocárdio e passou por mais uma cirurgia para desobstruir o intestino. Alencar volta ao hospital com quadro infeccioso em setembro. No mesmo mês, ele é internado mais uma vez, agora para tratar um edema no pulmão. No final de outubro, foi internado para tratar uma obstrução intestinal. Ele não pode votar no segundo turno das eleições e recebeu a visita do presidente Lula e de Dilma Rousseff no hospital. No dia 23 de novembro, ele sofreu um infarto no miocárdio e passou por mais uma cirurgia para desobstruir o intestino e fez a retirada de parte do tumor do abdome. O vice-presidente passou alguns dias internado na UTI Cardiológica e realizou algumas sessões de hemodiálise, após a equipe médica detectar piora da função renal. Em 17 de dezembro, Alencar recebeu alta do hospital. Cinco dias depois deu entrada novamente no Hospital Sírio-Libanês com uma hemorragia intensa abdominal. O vice passou por uma cirurgia de emergência, e a equipe médica não conseguiu controlar a hemorragia, pois os tecidos no local estavam fibrosados (colados) e decidiram, assim, encerrar a operação. Alencar chegou a perder quase dois litros de sangue, passou por uma cirurgia, e recebeu antibióticos, plasma, plaquetas e transfusões de sangue. O sangramento foi controlado com medicamentos horas depois.
No dia 23 de dezembro, o vice-presidente recebeu visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e da presidente eleita Dilma Rousseff, e chegou a manifestar o desejo de participar da cerimônia de posse de Dilma, no dia 1º de janeiro. "Espero estar lá e que os médicos me liberem para tomar um golinho", segundo relato da Assessoria de Imprensa do Planalto. Entretanto, na véspera de Natal, Alencar teve nova piora do quadro clínico. Uma nova hemorragia no abdome foi diagnosticada pelos médicos. Novas sessões de transfusões de sangue foram realizadas e tratamento de hemodiálise. O sangramento era considerado em "moderada quantidade". O quadro impediu Alencar de participar da cerimônia de posse de Dilma Rousseff e do novo vice, Michel Temer. No discurso de posse, Dilma fez uma homenagem a Alencar. “Que exemplo de coragem e amor à vida nos deu esse homem”, foram as palavras da presidente eleita. Um dia depois, o vice-presidente Michel Temer visitou Alencar no Hospital em São Paulo. Já no dia 3, o ex-vice-presidente reiniciou o tratamento com quimioterapia. Já no papel de ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva visitou José Alencar em São Paulo no dia 18 de janeiro, após voltar de férias. Na oportunidade, ele realizava quimioterapia por via oral. Na visita de Lula, Alencar estava se alimentando normalmente e respirava sem a ajuda de aparelhos.
Homenagem
Em cerimônia que reuniu partidos adversários, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), entregou no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade, a Medalha 25 de Janeiro ao ex-vice-presidente José Alencar. O evento foi o primeiro encontro público da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a posse. Debilitado Alencar chegou de cadeira de rodas acompanhado por uma equipe de médicos. O ex-vice-presidente, emocionado, admitiu que chorou ao saber que Dilma e Lula estariam juntos na homenagem. "Eles vieram e eu achava que não poderia deixar de vir", disse Alencar. Diante de parentes e políticos de diversos partidos, o ex-vice-presidente discursou por 9 minutos e 40 segundos lembrando os 90 dias de internação. Alencar ainda destacou que durante o tratamento contra o câncer, teve enfarte, edema pulmonar e até hemorragias. Ele também agradeceu o carinho de Kassab e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). "Para mim, (a homenagem) é uma honra muito grande", afirmou. Alencar só foi liberado para permanecer em casa no dia 26 de janeiro, após mais de um mês internado. Em fevereiro, no dia 9, Alencar voltou a ser internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, devido a um quadro de peritonite, infecção na membrana que protege a cavidade abdominal. No dia 15 de fevereiro, Lula voltou a visitar Alencar. "Você olhando para o José Alencar ele está ótimo. Está maravilhoso, mas quem pode falar [sobre a saúde dele] são os médicos", declarou o ex-presidente na oportunidade. Com um quadro de saúde estável, ele permaneceu internado e no dia 3 de março voltou a receber visita de Lula. Alencar só recebeu alta no dia 15 de março. Na oportunidade, o médico do ex-vice-presidente disse que Alencar teria que realizar hemodiálise três vezes por semana. No dia 28 de março, O ex-vice-presidente voltou a apresentar quadro de perfuração abdominal e de peritonite, uma infecção na membrana que protege a cavidade abdominal. Ele precisou ser internado no Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Alencar morreu às 14h45 do dia 29 de março com falência múltipla dos órgãos. Fontes: Agências

segunda-feira, 28 de março de 2011

• Moça de Maringá agredida por líbio acusa polícia britânica




Duas moças de Maringá estão no centro do julgamento que envolve acusações graves de agressão por parte de um sobrinho do ditador líbio Anwar el Khadafi - uma delas, Karen Etchebery, afirma que autoridades do regime líbio foram capazes de desprezar a lei impunemente sob o governo de Tony Blair. Karen contou seu drama ao jornal britânico Daily Mail, que publicou o relato da moça neste domingo (27).
Mohammed al-Sanussi foi acusado, em 2006, de atacar Karen e a amiga de infância dela, Patricia Bech, na casa que o líbio mantinha em Londres. O julgamento que se seguiu entrou em colapso, segundo o jornal, em meio à pressão do Ministério das Relações Exteriores, que escreveu ao Ministério Público apontando que os interesses financeiros da Grã-Bretanha poderiam ser prejudicados se o caso fosse levado adiante. O pai de Mohammed, Abdullah al-Sanussi, é cunhado de Khadafi e chefe do serviços de inteligência líbio.
Fontes: Agências

sábado, 26 de março de 2011

Modelo e atriz Cibele Dorsa morre após cair de prédio em São Paulo



modelo, atriz e escritora Cibele Dorsa morreu na madrugada deste sábado, 26, depois de cair da janela do sétimo andar do apartamento onde morava, no Morumbi, em São Paulo. As informações são da Polícia Civil. Pouco antes de ser encontrada morta, Cibele, de 36 anos no Twitter uma mensagem lembrando a morte de seu noivo, no início de 2011. "Lamento, eu não consegui suportar a morte nos meus braços, mas lutei... Até onde eu pude", dizia. No fim de janeiro o apresentador de TV Gilberto Scarpa, de 27 anos, noivo de Cibele e sobrinho do empresário Chiquinho Scarpa, morreu ao cair da mesma janela. Ele apresentava o programa de variedades “Brasil bites” no canal E! Entertainment Television desde agosto de 2010. Cibele Dorsa deixou dois filhos pequenos - um menino e uma menina.
Fontes: Agências

Jovem de 19 anos é eleita Miss Penitenciária de Pernambuco







A jovem Rebecca Rhaysa Suelen Guedes, 19 anos, foi eleita a primeira Miss Penitenciária de Pernambuco, na noite nesta sexta-feira (25). O evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedsdh), por meio da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). Ele venceu outras onze candidatas das Colônias Penais Femininas do Recife, de Buíque e de Abreu e Lima.
Pêmio
Rebecca recebeu um prêmio de R$ 1 mil, em cheque, e terá direito a um curso profissionalizante. A detenta Juana D’Ark de Lima ficou em segundo lugar. Inabel Priscila dos Prazeres ficou em terceiro. Além delas, os jurados também elegeram Soriana Maria da Silva como Miss Simpatia. Juana recebeu R$ 500 e Inabel ficou com R$ 250. De acordo com a Seres, no sistema penitenciário pernambucano, a população carcerária feminina é de 1.516 mulheres, sob os regimes fechado e semiaberto.
Fontes: Agências

quinta-feira, 24 de março de 2011

PM dará curso preparatório para policiais que pretendem entrar no Bope no Paraná


Curitiba - A Polícia Militar do Paraná promoverá no mês de maio, pela primeira vez, o Curso de Ações Táticas Especiais, destinado a recrutar policiais militares para o Comando de Operações Especiais (COE), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Para despertar o interesse pelo curso, preparar os policiais para as provas intelectuais e físicas e, consequentemente, diminuir a reprovação e a desistência, aconteceu nesta terça-feira (22) uma palestra, assistida por policiais de vários batalhões, bombeiros e PMs do Paraná e de outros estados.
A iniciativa surgiu em decorrência do número de policiais que não conclui o curso para o COE por falta de preparação. “O que mais exclui candidatos é a parte física. A escala e a falta de tempo para treinar impedem que o policial se prepare adequadamente para os testes”, disse o comandante do COE, capitão Anderson Puglia. As orientações em relação ao treinamento físico foram passadas aos policiais pelo fisiculturista e professor de educação física Madson Matos, que já que treinou o lutador Anderson Silva, e pelo nadador Cássio Ricci.
O soldado José Givanildo Garcia, do 16º BPM, que pretende se inscrever para o Cate, saiu satisfeito e elogiou a iniciativa da Polícia Militar do Paraná. “Estou há dez anos na polícia e esta é a primeira vez que vejo o interesse dos organizadores em dar aos pretendentes ao curso uma visão do que será avaliado”, disse.
Estrutura - Para os policiais que se interessarem pelo curso e quiserem treinar, a Polícia Militar tem a Seção de Educação Física e Desportos, com profissionais da área para orientar os candidatos.
“A academia tem uma estrutura muito boa e, para participar, o policial militar precisa providenciar a carteirinha e trazer um exame médico”, explica a soldado Jéssica Daiane Jordão, que integra a Seção.
Fontes: Agências

Polícia indicia 60 presos por coautoria em assassinato na cadeia em Sarandi


A Polícia Civil de Sarandi decidiu indiciar sessenta presos por coautoria na morte do detento Ricardo Rangel Pereira, 26 anos, o "Careca", encontrado morto, ontem pela manhã, no corredor de uma das galerias da Cadeia Pública da cidade. Segundo a polícia, Pereira foi executado com mais de vinte golpes de estoque entre a noite de terça-feira e a madrugada de ontem. "A vítima era muito forte e uma pessoa sozinha não conseguiria dominá-la e feri-la tantas vezes", observou o delegado José Maurício de Lima Filho. Cibele, sentada no chão, é amparada por familiares e amigas, na porta da delegacia ao saber da morte do marido Ricardo Rangel Pereira O corpo de Pereira foi encontrado por volta das sete horas, momento em que os carcereiros entraram no presídio para uma checagem de rotina. A vítima estava caída ao lado da porta de entrada da Galeria 1 com perfurações em diversas partes do corpo e marcas no pescoço, provavelmente ocasionada por asfixia. Armados de estoques (pedaços de ferro retirados da estrutura do presídio), os presos passaram a ameaçar os carcereiros, impedindo-os de resgatar o cadáver. A situação se agravou depois que mais de cinquenta presos da Galeria 2 também se amotinaram. Sem policiais suficientes para controlar os detentos, a Polícia Civil pediu reforço à Polícia Militar, em Maringá, que mobilizou cerca de trinta homens das Rondas Ostensivas e Tático Móvel - Rotam e Rotam-Canil -, especializados em situações de conflito. Também impedida de entrar no presídio, a tropa de choque precisou fazer uso de balas de borracha e de cães para controlar o tumulto. Só então o corpo foi resgatado e encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Maringá.
Transferência
Oito detentos suspeitos de participar do crime, liderar o motim e ameaçar os funcionários foram retirados das galerias e colocados em uma cela de segurança máxima. Ainda pela manhã, a polícia obteve uma autorização judicial para transferi-los para a Casa de Custódia de Maringá (CCM), antigo Centro de Detenção Provisória (CDP). A decisão de indiciar todos os presos que ocupavam a Galeria 1 foi tomada depois que nenhum deles quis assumir - ou revelar - a autoria do crime. Foi o segundo indiciamento em massa feito pelo delegado José Maurício de Lima Filho em um período de dois anos. No dia 31 de janeiro de 2008, 52 presos foram indiciados pela morte de Vanderlei da Silva Ferreira, 33, o "Negão", que estava preso por estupro.
Superlotação
188 é o total de detentos recolhidos em um espaço com capacidade para 46 pessoas
Fontes: Ag~encias

quarta-feira, 23 de março de 2011

Atriz Elizabeth Taylor morre aos 79 anos nos EUA







A atriz Elizabeth Taylor morreu hoje aos 79 anos, informou a imprensa norte-americana. A artista estava hospitalizada no Cedars-Sinai Hospital, em Los Angeles, informou a rede de televisão ABC.
Em comunicado, a agente da atriz, Sally Morrison, informou que Elizabeth morreu cercada pelos filhos. Ela estava internada havia seis semanas, após apresentar um problema no coração.
Elizabeth ganhou o Oscar duas vezes. Segundo a ABC, no fim da vida ela se tornou famosa por seus sete casamentos e pelo comportamento às vezes excêntrico. Ela vinha apresentando problemas de saúde nos últimos anos e apareceu em público em estado de saúde frágil, lembrou a rede norte-americana.
Nascida em Londres, em 1932, de pais norte-americanos, ela retornou para os EUA no final da Segunda Guerra. Em 1963, notabilizou-se pelo papel de Cleópatra. Ela recebeu o Oscar pelos filmes "Quem tem medo de Virginia Wolf?" e "Disque Butterfield 8".

Fontes: Ag~encias

Explosões sacodem capital da Líbia após Kadafi afirmar que sairá vitorioso do confronto


Poucas horas depois de Muamar Kadafi prometer sair vitorioso do confronto na Líbia , as forças da coalizão internacional voltaram a bombardear alvos do Exército do ditador em Trípoli, capital do país. As tropas de Kadafi responderam a ação de caças com pesados disparos de artilharia antiaérea.
Os bombardeios feitos por EUA, França e Reino Unido desde sábado já debilitaram de forma significativa as defesas de Kadafi e deixaram a Força Aérea líbia fora de operação.
Entretanto, por terra, as forças leais ao ditador continuam os seus ataques contra cidades que foram tomadas pelos rebeldes que tentam pôr fim a 41 anos de regime. Os combates mais intensos se dão em Misurata, a única cidade do oeste em poder dos insurgentes.
- Tanques e francoatiradores estão no centro da cidade. As pessoas estão vivendo em estado de medo. A água foi cortada, a luz foi cortada - disse um morador de Misurata. Segundo ele, os hospitais da cidade estão superlotados.
De acordo com fontes médicas, ao menos 90 pessoas morreram no confronto em Misurata nos últimos cinco dias.
Nesta quarta-feira, a Otan começará a patrulhar o Mediterrâeno para fiscalizar o embargo de armas decretado pelo Conselho de Segurança da ONU contra a Líbia. Será a primeira vez que as tropas da aliança militarista participarão da campanha contra as forças de Kadafi. Fontes: Agências

terça-feira, 22 de março de 2011

Obama convence Sarkozy e Cameron a apoiar papel-chave para Otan na intervenção na Líbia











Depois de afirmar que os Estados Unidos pretendem passar o comando da intervenção militar na Líbia "dentro de dias" , o presidente americano, Barack Obama, telefonou para o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e para o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e conseguiu nesta terça-feira conquistar apoio para que a Otan assuma um "papel-chave" na operação, informou a Casa Branca. Os aliados não endossaram, no entanto, uma possível liderança política da aliança, para a qual seria difícil de obter a aprovação da Turquia (integrante da Otan) e poderia abalar o apoio de nações árabes à ofensiva contra as tropas do ditador Muamar Kadafi.
Os gabinetes de Sarkozy e Cameron confirmaram que os dois concordam com o presidente americano sobre o papel que a Otan deve ter na Líbia. Segundo comunicado francês, o presidente e Obama "chegaram a um acordo sobre como usar a estrutura de comando da Otan para apoiar a coalizão". Mais cedo, o chanceler francês, Alain Juppé, sugeriu que um grupo de coordenação política externo à aliança seria responsável por supervisionar as operações militares na Líbia, realizadas desde sábado.
Juppé disse que o grupo reuniria ministros de Relações Exteriores de Estados envolvidos na intervenção - como França, EUA e Reino Unido - e da Liga Árabe. O primeiro encontro aconteceria dentro de dias, em Bruxelas, Londres ou Paris. O chanceler francês ressaltou que a ofensiva na Líbia não é uma operação da OTAN, mas que a coalizão planeja usar "as capacidades de planejamento e intervenção" da aliança.
Fontes: Agências

Laudo confirma overdose como causa de morte de adolescente em pousada de Ubatuba, SP


A polícia confirmou nesta segunda-feira que a adolescente Pâmela Fernandes de Oliveira Gouvêa, de 17 anos, morreu por overdose. O exame toxicológico confirmou a presença de drogas e os peritos constataram que ela não sofreu violência sexual. A adolescente foi achada morta no dia 12 passado em uma pousada em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Três homens que estavam com a jovem, além do dono da pousada, foram indiciados e respondem em liberdade. De acordo com a Polícia Civil, a menina e três rapazes se hospedaram na pousada no início da madrugada do último sábado, dia 12 de março. Por volta das 9h30m, dois rapazes foram até a recepção pedir socorro, porque a garota e o outro rapaz estavam passando mal. O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez o atendimento no quarto, mas a menina não resistiu.
Fontes: Agências

segunda-feira, 21 de março de 2011

OMS alerta sobre "séria" radiação nos alimentos no Japão


A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta segunda-feira (21) que a radiação nos alimentos após o terremoto que danificou uma usina nuclear no Japão é mais séria do que anteriormente imaginado, eclipsando sinais de avanço na batalha para evitar um derretimento catastrófico nos reatores. Engenheiros conseguiram conectar cabos de energia a todos os seis reatores do complexo de Fukushima, 240 quilômetros ao norte de Tóquio, e ligaram uma bomba de água em um deles para reverter o superaquecimento que desencadeou a pior crise nuclear mundial em 25 anos. Mais tarde alguns trabalhadores foram retirados de um dos reatores mais seriamente danificados quando uma fumaça emergiu brevemente do local. Não houve nenhuma explicação de imediato para a fumaça, mas autoridades haviam dito anteriormente que a pressão no reator 3 está aumentando. Também foi vista fumaça no reator 2. O sismo e o tsunami de 11 de março deixaram mais de 21 mil mortos ou desaparecidos e custará 250 milhões de dólares a uma economia já combalida, o que representa o desastre natural mais caro do mundo. O chefe da agência atômica da ONU disse que a situação nuclear continua muito séria, mas que será resolvida. "Não tenho dúvida de que esta crise será superada eficientemente", declarou Yukiya Amano, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em uma reunião do comitê de emergência. "Vemos uma luz para sair desta crise", disse uma autoridade do governo japonês citando o primeiro-ministro Naoto Kan. Mas as notícias de progresso na usina nuclear foram eclipsadas pela preocupação crescente de que partículas radioativas já liberadas na atmosfera tenham contaminado fontes de alimento e água. "Está claro que a situação é séria", disse Peter Cordingley, porta-voz do escritório regional do Pacífico Oriental da OMS sediado em Manila, à Reuters em uma entrevista por telefone. "É muito mais sério do que qualquer um pensava nos primeiros dias, quando achávamos que este tipo de problema pode estar limitado a 20 ou 30 quilômetros... é seguro supor que uma parcela de produtos contaminados tenha saído da zona de contaminação." Ele disse entretanto não haver evidência de que alimentos contaminados oriundos de Fukushima tenham chegado a outros países. Fukushima é o pior acidente nuclear do mundo desde Chernobyl, mas há sinais de que seja bem menos grave do que a tragédia ucraniana. "As poucas medidas de radiação relatadas nos alimentos até agora são muito mais baixas do que ao redor de Chernobyl em 1986, mas o quadro total ainda está emergindo", disse Malcolm Crick, secretário do Comitê Científico dos Efeitos da Radiação Atômica da ONU à Reuters.Fontes; Agências

Trípoli volta a ser atacada e porta-voz do governo da Líbia diz que há muitos mortos em Sirta


A capital Trípoli sofreu na noite desta segunda-feira um novo ataque das forças internacionais que desde sábado realizam a operação Odisseia da Alvorada. Esta é a terceira noite de ofensiva contra a cidade. Assim como no domingo, mísseis de defesa antiaérea foram disparados algumas horas após o início da noite. ( Leia também: No Chile, Obama diz que comando de operação na Líbia deve ser transferido a outros países em breve )
O porta-voz do governo líbio, Mussa Ibrahim, disse ainda nesta segunda-feira que ataques das forças internacionais mataram muitas pessoas em bombardeios nos portos e no aeroporto de Sirta, cidade natal do ditador Muamar Kadafi. ( Liga Árabe diz respeitar resolução da ONU sobre a Líbia )
- Nosso objetivo é a paz, a estabilidade e a unidade da Líbia. Mas nós nos defenderemos. Estamos armando nosso povo. Teremos uma nação de 6 milhões de pessoas armadas. Não há dúvida - disse Ibrahim.
No sábado, a coalizão formada por EUA, França, Reino Unido, Itália e Canadá realizou a primeira ofensiva no país. Os países afirmam que o objetivo é impedir novos ataques das tropas de Kadafi contra civis.
Com os ataques internacionais , as forças de Kadafi estão retrocedendo no leste e os rebeldes recuperam terreno. Nesta segunda, porém, tropas de Kadafi cercaram a cidade de Misurata, o único reduto rebelde no oeste do país, em um ataque que deixou ao menos nove mortos e interrompeu o abastecimento de água. A rede de televisão Arabiya informou que a cidade já está sob controle das forças de Kadafi.
- Os moradores de Misurata saíram às ruas da cidade desarmados, em uma tentativa de evitar o ingresso das forças de Kadafi - disse um morador que se identificou como Saadoun.
- Quando se juntaram no Centro, as forças de Kadafi começaram a disparar contra eles. Cometeram um massacre - completou.
FLUMINENSE CONTRATA GILSON KLEINA COMO INTERINO ATÉ A CHEGADA DE ABEL
Indicado por Abel Braga, que será o técnico a partir do fim de maio, Gilson Kleina irá assumir o Fluminense como interino. Ele já trabalhou na comissão técnica de Abel no Olympique de Marselha, Atlético-MG, Coritiba e Botafogo. O técnico, que também treinou o Duque de Caxias e o Boavista, está empregado na Ponte Preta.
A opção por Gilson contraria a vontade do presidente da patrocinadora, Celso Barros, que temia pelos resultados que um técnico interino poderia ter à frente do time. Mas Abel, ao que tudo indica, ficará atento e passará orientações para Gilson a partir desta quarta-feira, quando o time enfrentará o América do México pela Copa Libertadores.
Ainda que a diretoria não tenha se posicionado de maneira oficial, Abel, do Al-Jazira, dos Emirados Árabes, voltaria ao clube no segundo semestre. No Fluminense, Abel foi campeão carioca e vice da Copa do Brasil, em 2005.
Leia o blog do torcedor tricolor
Enderson Moreira, que era o técnico do time B do Internacional, foi contratado para ser o auxiliar técnico permanente do Fluminense. Nesta segunda-feira, ele comandou o treinamento dos profissionais.
Gilson Kleina chegou na Ponte em novembro de 2010, vindo do Duque de Caxias. Em quase quatro meses, foram 14 jogos, com sete vitórias e apenas três derrotas. A Ponte Preta ocupa a quinta colocação do Campeonato Paulista e está na zona de classificação para a próxima fase.
Antes, o treinador passou por diversos clubes do futebol brasileiro, entre eles Paraná, Paysandu, Gama, Ipatinga e Couripe, onde conquistou o Campeonato Alagoando de 2006, único título da carreira.
Fontes: Agências

Ciagym Maringá estreia com vitória no Paranaense de futsal


O Ciagym Maringá venceu a equipe do Quedas do Iguaçu por 5 x 1 durante partida na noite do último sábado (19), no Ginásio de Esportes da Acema, em Maringá. As equipes se enfrentaram pela segunda rodada do Campeonato Paranaense de Futsal - Série Ouro.
No jogou, que marcou a estreia do Ciagym no Paranaense, o time de Maringá marcou com Tiago (2), Alan (2) e Soró (1). O time adversário, Quedas do Iguaçu, fez um gol com Mário Júnior.
Segundo a assessoria de imprensa do Ciagym, a equipe tem como reforços o goleiro Aranha e os alas Coala e Marcinho.
Dos que participaram da campanha em 2010, permanecem os goleiros Cristhian e João Paulo, alas Lambari, Valtinho, Soró, fixo Alessandro e os pivôs Alan e Tiago, além dos juniores Víctor (remanescente do ano passado) e Matheus (que veio do Paraná Clube).
Fontes: Agências

Bandidos de peruca invadem prédio na Vila Mariana em SP


Oito bandidos invadiram neste sábado um prédio de alto padrão localizado na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo. Dois dos bandidos, que moram no mesmo bairro, usavam perucas para não serem reconhecidos. Uma moradora que desceu de seu apartamento, passou pela portaria e percebeu que algo estava errado. Ela pediu a um vizinho que chamasse a polícia. Os policiais chegaram quando os bandidos deixavam o prédio. Houve tiroteio e duas pessoas ficaram feridas, entre elas um criminoso. Os bandidos não tiveram dificuldades para entrar no condomínio neste sábado. Eles chegaram em dois carros e entraram pela garagem, já que tinham o controle remoto do portão. Um dos assaltantes foi até a portaria, disse que era policial federal e dominou o porteiro. Enquanto isso, os demais comparsas já tinham invadido apartamentos no sétimo e quinto andares. A moradora que passou pela portaria percebeu a movimentação e pediu a um vizinho que chamasse a polícia. As viaturas chegaram exatamente no momento em que os criminosos deixavam o prédio, agora em três carros. Houve perseguição e tiroteio. Um dos carros dos criminosos bateu contra um poste durante a fuga e invadiu a portaria de uma casa noturna. Houve nova troca de tiros entre os bandidos e a polícia. Mais de 30 tiros foram disparados e um dos ladrões ficou ferido. - Fomos surpreendidos por tiros de fuzil, mas nenhum policial ficou ferido - disse o sargento da Polícia Militar, Paulo Cavalcanti.
Fontes: Agências

sábado, 19 de março de 2011

Assista e de a sua opinião



Assista a partir desta Segunda-feira das 8h00 as 10h00 na Rádio atalaia de Maringá,
Programa Augusto Canário. Eu trabalho na produção e ajudo o Canário na Apresentação.
WWW.radioatalaia.com.br

MG: Perícia aponta excesso de monóxido de carbono em corpos de casal morto em pousada


A Polícia Civil informou, por meio de nota neste sábado, que um laudo do exame de dosagem de monóxido de carbono realizado nos corpos de Alessandra Paolinelli, 22 anos, e Gustavo Ribeiro, 23, encontrados mortos em uma pousada de luxo, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, identificou uma dosagem acima do tolerável. O resultado indicou a presença de carboxihemoglobina na concentração de 62%, em Alessandra, e de 68%, em Ribeiro. Este elemento indica a intoxicação por monóxido de carbono. A exposição, por mais de uma hora, a níveis acima de 60%, de acordo com a perícia, leva a morte rápida. Exames toxicológicos complementares ainda estão sendo processados. A polícia espera o resultado da perícia feita no local pela equipe de engenharia legal para esclarecer o caso. O diretor do Instituto de Criminalística, Sérgio Márcio Costa Ribeiro, disse que o carboxihemoglobina é a união do monóxido de carbono com a hemoglobina do sangue, que impede o transporte do oxigênio pelo sangue, provocando a morte. A ingestão do monóxido de carbono também provoca sonolência, de acordo com o perito. A família de Gustavo Ribeiro, encontrado morto dentro de uma pousada em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, não acredita que a causa da morte tenha sido suicídio . Ele e a namorada, Alessandra Paolinelli, tinham viajado para comemorar um ano de namoro e foram achados mortos na última quinta-feira , depois de um registro de desaparecimento. Um primo do jovem disse, nesta sexta-feira, que a família acredita que os dois tenham sido intoxicados por um alimento ou pelo vinho que tomaram no hotel. A lareira do chalé também está sendo considerada uma possível fonte de intoxicação. A queima da lenha também libera o monóxido e os estudantes podem ter morrido enquando dormiam. A hipótese de um vazamento de gás também é considerada. - Todos começam a falar esse negócio de suicídio, de pacto, e isso é impossível. Tanto a minha família como a família dela conhece o casal muito bem e não tem nada disso. Impossível realmente de ser. Eles são super animados. Era impossível o Gustavo cometer suicídio, ou de pensar em suicídio, ou ser capaz de matar uma moça. Estava feliz, cheio de projetos de vida - disse o primo, que não quis se identificar. A Polícia Civil trabalha com algumas hipóteses para as mortes. Entre elas, ou que os dois tenham feito um pacto de morte ou que Ribeiro tenha matado Alessandra e se suicidado em seguida. A possibilidade de uma terceira pessoa dentro do quarto, que estava trancado por dentro quando a polícia chegou, foi descartada. Os corpos não tinham sinais de violência. Fontes: Agências