tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Londrina vence nos pênaltis. É campeão!



O Londrina venceu o Cianorte na cobrança de pênaltis por 3 a 1, após empate no tempo normal por 0 a 0 e novo empate sem gol na prorrogação. "Vamos levar essa taça pra Londrina!", gritou o meia João Paulo, logo após receber o troféu, em meio à festa alvi-celeste em pleno estádio Albino Turbay.
A última conquista do Tubarão aconteceu em 1999, quando o time foi campeão da Segunda Divisão e retornou à elite do futebol estadual. Mas na lembrança da torcida o último título que merece consideração é o de 1992: a conquista do Campeonato Paranaense.
O Tubarão começou melhor na partida em Cianorte e criou uma grande chance aos 15 minutos, quando a bola chegou a bater no braço do zagueiro André Marques em cima da risca do gol. O árbitro mandou o jogo seguir.
O Cianorte reagiu e também esteve perto de marcar. Na segunda etapa, o jogo foi equilibrado.
Na prorrogação, o Tubarão esteve superior na maior parte do tempo e o cansaço do adversário ficou evidente. O Londrina criou as melhores chances.
Na cobrança dos pênaltis, o londrinense João Paulo iniciou a série e o goleiro Silvio defendeu. Felipe cobrou para o Cianorte e Serginho pegou. O atacante do Tubarão Junior Santos fez 1 a 0. Pomarola cobrou e acertou o travessão. Leandro Barbosa chutou fraco e Silvio defendeu mais um pênalti. Carlinhos cobrou para fora. Vieira, com tranqüilidade, fez 2 a 0. Maxwel fez boa cobrança e diminuiu: 2 a 1. Renatinho fechou a série pelo Londrina e fez o gol. Com o 3 a 1, nem foi necessária a última cobrança do Cianorte.
"Muita gente estava contra, não acreditavam no nosso time e viemos aqui para ser campeão. Em todos os momentos estivemos unidos", disse o atacante Junior Santos. "A equipe foi guerreira, valeu a união, a força do Adir [gestor Adir Leme], que estava batalhando sozinho pra tocar o time", desabafou Vieira.
Os jogadores londrinenses se emocionaram. "Ninguém confiava na gente, Deus veio nos abençoar e conseguimos", disse o goleiro Serginho. O lateral Liza aproveitou para mandar um beijo para a namorada. O técnico Nei César foi abraçado e festejado pelos jogadores: "É pra você!", diziam eles.
O treinador chorou. E acabou indo para o vestiário sem conseguir dar entrevistas. O campo foi tomado pelos poucos torcedores londrinenses que foram a Cianorte.
O presidente Peter Silva disse que só queria agradecer. E agradeceu aos jogadores, à comissão técnica, ao gestor Adir Leme da Silva (que está se desligando do clube) e à imprensa. "Esse título é para a cidade de Londrina", declarou.
Adir Leme da Silva disse que a experiência do ano passado (o Londrina perdeu a final da Copa Paraná para o J. Malucelli) foi importante: "gastamos um pouco mais, mas ficamos todos os dias concentrados. O descanso foi importante para conseguirmos a vitória hoje".
"Agora temos calendário para o ano todo. Para mim é importante deixar o Londrina nesta condição. Quem pegar agora deve tocar com capacidade e com seriedade. Em um ano e meio que estou aqui a maior emoção foi esse gol do Renatinho, que tirou o Londrina de um sufoco de 16 anos."
Representando o presidente Hélio Cury, o vice-presidente e diretor de Futebol Profissional da Federação Paranaense de Futebol, Amilton Stival, fez a entrega dos troféus de campeão e vice aos atletas.
Festa na Higienópolis
Em Londrina, após a partida, houve uma pequena festa de torcedores na avenida Higienópolis. Alguns, que passavam de carro, agitavam bandeiras e faziam soar buzinas. Um grupo se concentrou em frente ao Pátio San Miguel, tradicional ponto de comemorações esportivas e políticas da cidade.
Fontes: Agências

Nenhum comentário: