tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

ESTIAGEM: Piauí é o terceiro estado da região nordeste no ranking da seca


Dos oito estados nordestinos que estão em calamidade por conta da estiagem o Piauí é o que registra o terceiro maior número de cidade com situação de emergência. De acordo com dados da Defesa Civil no Piauí são 63 municípios. A Bahia é o estado com maior número de cidades que tiveram emergência reconhecida, 90, e a Paraíba estão em segundo lugar com 68 municípios.
De acordo com o sindicato os trabalhadores rurais da cidade de Paulistana pelo menos 4 mil agricultores tiveram prejuízos por conta da estiagem. Ao todo são 35 cidades sofrendo com a seca,segundo dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Municípios decretam emergência e aguardam homologação do governo. Os municípios decretam situação de emergência e aguardam a homologação do decreto pela Defesa Civil nacional, para que passam a ser atendidos pelo governo federal.
No Ceará 28 municípios estão em situação de emergência, mas o número deve aumentar. Por conta da irregularidade temporal e espacial das chuvas já há demanda em diversas regiões do estado, totalizando 71 municípios. O mesmo calculo é feito no Piauí e a Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado prevê que 90 cidades já tenham sido atingidas pela estiagem.
Em Pernambuco, 390 mil pessoas sofrem com a seca, que atinge 47 municípios. Em Alagoas são 28 e, em Sergipe, oito cidades estão em situação de emergência. No Rio Grande do Norte, a falta de água chegou a 27 municípios.

Fontes: C 13 e Agências

Nenhum comentário: