tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Nas eleições, Polícia Militar registra 178 prisões em todo o Paraná



As eleições deste domingo (5) foram tranqüilas em Curitiba, Região Metropolitana e no interior do Estado. A Polícia Militar registrou 178 prisões em todo Paraná por delitos eleitorais.Desde o início da Operação Eleições 2008, no sábado (4), até o inicio da noite deste domingo foram registradas 21 ocorrências em Curitiba e 119 na região metropolitana, a maioria de pessoas que estavam realizando boca-de-urna próximo a colégios eleitorais nos bairros Fazendinha, Boa Vista, Cidade Industrial e Uberaba, em Curitiba. No interior foram 432 ocorrências.“Estas eleições foram muito tranqüilas. Com todo efetivo da polícia nas ruas, conseguimos evitar transtornos para o cidadão que foi cumprir com o seu dever cívico”, disse o secretário de Estado da Segurança, Luiz Fernando Delazari.
Triagem
Das 178 pessoas detidas, 107 estavam fazendo boca-de-urna e 71 praticavam outros delitos. Na capital foi montado um centro de triagem da Justiça Eleitoral no Ginásio de Esportes da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), com uma estrutura para servir à Polícia Militar, Polícia Federal e Justiça Eleitoral. Em Curitiba, quatro dos detidos, Elias Vidal, Aladim Luciano, Carlos Alberto Maia e Francisco Costa, são candidatos a vereador, e estavam realizando campanha corpo a corpo.Segundo o capitão da Polícia Militar, Bruno Soares da Silva, coordenador do Centro de Triagem localizado na PUC-PR, os trabalhos por lá foram tranqüilos “Em relação às ultimas eleições, o número de ocorrências é considerado pequeno. Isto se deve à rigidez da lei eleitoral e a reuniões que foram feitas com os partidos. Depois, os detidos já tiveram as suas sentenças decretadas pelo Juizado Especial e liberados em seguida”, disse o capitão.
Liberação
Os presos de Curitiba são encaminhados pela Polícia Militar para esse centro, onde é feito um boletim de ocorrência que é repassado para a Polícia Federal. A Polícia Federal encaminha o boletim para a Justiça Eleitoral, que definirá a pena a ser cumprida pelos contraventores. A maior parte dos detidos foi logo liberada por um juiz que atuou no local, lavrando um termo circunstanciado contra o contraventor.Todo processo eleitoral foi acompanhado pela Polícia Militar desde às 7 horas da manhã de sábado, escoltando as urnas até os locais de votação. Durante a madrugada, vários locais foram patrulhados para evitar que fosse feita propaganda com panfletos e equipamentos de som. A conclusão dos trabalhos se dá com a entrega das urnas e a apuração de todos os votos no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
Fonte: Agências

Nenhum comentário: