tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Equipe médica conclui retirada dos órgãos de Eloá Cristina

A retirada dos principais órgãos da menina Eloá, 15 anos, foi concluída no fim da madrugada pelos médicos, segundo informações da assessoria de imprensa do Centro Hospitalar de Santo André, no ABC Paulista. Todas as equipes acionadas para buscar os órgãos doados já estiveram no hospital para a captação. Eloá teve morte cerebral confirmada às 23h30 de sábado. Ela foi baleada na cabeça e na virilha, depois de 101 horas de cárcere privado imposto pelo ex-namorado Lindemberg Alves, 22 anos.
O coração foi o primeiro órgão a ser retirado. Por volta das 4h, foi levado para o Hospital Beneficência Portuguesa, no bairro Bela Vista, zona sul de São Paulo. O nome do paciente que receberá o órgão não foi divulgado. O destino dos outros órgãos também não foi informado. Seriam retirados da jovem os pulmões, fígado, pâncreas, córneas e rins.

Os nomes dos pacientes beneficiados foram selecionados na noite desse domingo. Os hospitais que receberiam os órgãos iniciaram as cirurgias praticamente de forma simultânea ao início do procedimento de retirada, em Santo André, para que os órgãos permanecessem o menor tempo fora do corpo humano.
Por volta das 6h30, médicos do Centro Hospitalar de Santo André realizavam os últimos procedimentos para, posteriormente, transferir o corpo de Eloá para o Instituto Médico Legal (IML). Após os aparelhos serem desligados, a morte da jovem será decretada oficialmente. No IML, a bala alojada na cabeça de Eloá será retirada e periciada. A morte cerebral de Eloá foi confirmada na madrugada de domingo pelo secretário municipal de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte. A família da adolescente foi informada e autorizou a doação de órgãos dela.
SeqüestroLindemberg Alves, 22 anos, invadiu o apartamento da família da ex-namorada Eloá, na tarde de segunda-feira. Ela estava acompanhada da amiga Nayara e de dois colegas de escola. Eles fariam um trabalho para aula quando todos foram rendidos.
Lindemberg libertou os dois adolescentes na segunda-feira e Nayara na terça-feira, após mantê-la no apartamento por 33 horas. O seqüestro foi motivado pela recusa de Eloá em reatar o namoro. Na quinta-feira, Nayara voltou ao apartamento onde estavam Lindemberg e Eloá e saiu ferida com um tiro na boca no desfecho.
Médicos decretaram a morte cerebral de Eloá às 23h30 deste sábado. Os órgãos foram liberados para doação pela família. Lindemberg responderá por homicídio e dupla tentativa de homicídio, segundo a polícia.
Fontes: Agências


Nenhum comentário: