tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

sábado, 4 de outubro de 2008

Brasileiros decidem neste domingo o futuro político das cidades


"Este domingo é dia do eleitor, e não do candidato". A definição da Justiça Eleitoral para as eleições serve de alerta para a proibição de propagandas político-partidárias no dia 5 de outubro. As ruas e espaços públicos são do eleitor.
E neste domingo, em especial, nos 5.564 municípios brasileiros, 130.469.549 eleitores vão às urnas para decidir o futuro político de suas cidades para os próximos quatro anos, sem se incomodar com o infortúnio dos cabos eleitorais tentando convencê-los a mudar o voto na última hora. Pelo menos, na teoria.
É que em todo o País, 15.486 candidatos concorrem a prefeito. Para vereador, 350.023 candidatos disputam uma vaga nas Câmaras Municipais. No Paraná, são 1.077 candidatos a prefeito nos 399 municípios. Já as Câmaras têm 23.832 pessoas disputando uma vaga.
Para a eleição em Maringá, a Justiça Eleitoral espera encontrar um pleito tranqüilo neste domingo. A idéia é reforçada porque no horário eleitoral gratuito, no rádio e na TV, os oito candidatos a prefeito fizeram uma campanha sem ataques diretos, sem ofensas, mostrando uma disputa pacífica. Já para a Câmara Municipal há 240 pessoas pleiteando as 15 vagas disponíveis.
Depois de quase dois meses de constantes embates no horário gratuito no rádio e na TV, o eleitor poderá votar nos seus candidatos ou justificar a ausência no pleito, em caso de viagens para outras comarcas, das 8 às 17 horas. Durante todo o dia, policiais militares e civis estarão atentos aos abusos nas ruas. E prometem coibir com rigor as bocas de urna e quem vender e comercializar bebida alcoólica, fazendo respeitar a lei seca decretada a partir da 0 hora de domingo.
A apuração dos votos está previsto para começar logo após o fechamento das urnas nos locais de votação. E o Tribunal Regional Eleitoral prevê a apuração dos votos até as 20 horas deste domingo, se não houver interferências climatológicas ou de entrega das urnas eletrônicas para a apuração.

O que Não pode fazer no domingo
- reunião;- realizar concentração;- distribuir comida;- oferecer transporte;- distribuir material de campanha;- convencer o eleitor em votar em determinado candidato;- utilizar alto-falantes ou amplificadores de som;- fazer comício;- fazer ou participar de carreata;- coagir ou arregimentar eleitor;- cantar música de candidato na rua;- publicar propaganda em jornais e revistas;- utilizar cartazes;- distribuir camisetas com propaganda eleitoral.Fonte: Justiça Eleitoral de Maringá.

Fonte desta divulgação: O Diário do Norte do Paraná

Nenhum comentário: